Destaque Tecnologia

BMC Software adiciona inteligência à plataforma

O uso de Inteligência Artificial e Machine Learning trouxe flexibilidade de escolha e visão unificada dos ambientes e de toda a operação

Barcelona, Espanha, foi a cidade escolhida pela BMC Software para anunciar oficialmente as novidades da sua plataforma de serviços e operações. A Helix agora traz a união das soluções IT Operation Management e da ITSM, com Inteligência Artificial – IA e Machine Learning – ML incorporados. Ela chega para identificar e corrigir vulnerabilidades, com o propósito de turbinar ações junto a centros de dados e iniciativas na nuvem.

Uma solução na nuvem oferece flexibilidade de escolha e a Helix pode ser colocada de forma on premise, na nuvem da BMC , em uma pública ou privada de outro fornecedor, a exemplo da Tivit ou Telefônica. Além disso, a plataforma contém cinco componentes ‘discovery, monitoring, optimize remediate e services’, todos interconectados. Para Eduardo Lugo, vice-presidente da companhia para a América Latina, o benefício principal para os clientes é o uso de todos eles para identificar, gerenciar, eliminar e corrigir vulnerabilidades.

Outra funcionalidade é o Monitoramento, que vai ajudar a entender o que está acontecendo no ambiente, eliminando o que a BMC chama de ruído, ou seja, tudo o que não tem impacto  

Entre eles, a parte de Discovery ajuda o cliente a entender quais são todos os ativos do seu ambiente, vendo tudo o que tem em on premise e tudo o que tem na nuvem privada ou pública. Nesse particular, o executivo conta que muitos parceiros estão usando a solução para oferecer serviços gerenciados, ou os managed services.

Outra funcionalidade é o Monitoramento, que vai ajudar a entender o que está acontecendo no ambiente, eliminando o que a BMC chama de ruído, ou seja, tudo o que não tem impacto. “Desta forma, é possível se concentrar no que é importante e manter a operação disponível, com performance e segurança da informação”, afirma Lugo.

Remediação é outra atividade que a solução contempla. Por meio da Inteligência Artificial e de Machine Learning, o sistema aprende o que é normal ou não, analisando o comportamento. A tecnologia da BMC tem alarme preditivo de problemas. O diferencial é o entendimento e aprendizado do sistema que, em determinadas situações ele próprio faz a correção e em outras, requisita uma intervenção humana. No quesito Otimização, a companhia oferece o Cloud Cost Control.

Os clientes têm a opção de continuar com a solução on premise e o Helix, tanto para ITOM ou para ITSM, oferece a possibilidade do modelo dentro de casa, na nuvem ou o híbrido. É possível ter alguns componentes na nuvem ou não. “Isto nos diferencia dos concorrentes”, diz.

Como parte da oferta, a BMC oferece a Digital Workplace, que permite que solicitações sejam feitas por meio de chatbots e multicanais, sendo que o cliente pode usar aquele que melhor lhe convier. “Estamos trabalhando em outras soluções e esperamos, em breve, oferecer funções de Whatsapp e messenger”, adianta o executivo da BMC que tem soluções não somente que podem ser acessadas por TI, mas qualquer departamento de uma empresa.

Diante disso, a expectativa é expandir a carteira de clientes, especialmente nos segmentos de telecomunicações, serviços financeiros, varejo e manufatura e utilities.

Parcerias
O executivo destaca a chegada, há dois meses, da Stefanini como parceiro e conta que a companhia sempre está aberta a possibilidades, observando critérios como perfil, atuação e localidade. “A estratégia para a América Latina, especialmente com integradores, não é volume, mas qualidade”.

Entre os perfis de atuação com os quais mantém parcerias estão os integradores de sistemas, que são cerca de 60 em toda a América Latina e os grandes ou global system integrator que hoje são 17.

Para a oferta da remodelada plataforma Helix, a BMC Software “vem trabalhando a capacitação do time de venda direta e também dos parceiros.”

A companhia mantém alianças, especialmente para a parte de segurança. O BMC Marketplace, contém inúmeras empresas que trabalham de forma complementar e integrada com suas soluções.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos