Mercado

BIMachine quer fomentar o mercado via inovação

Plataforma de business Intelligence abre espaço para aprendizado e conhecimento para a comunidade e anuncia expansão internacional

Dificuldades com mão de obra qualificada em Tecnologia da Informação e Telecomunicações –TIC,  a adequação do currículo desde a formação básica até a pós-graduação enfim, a educação como um todo dos brasileiros requerem ações concretas para suas resoluções. A melhoria da qualidade e da abrangência do ensino estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de uma nação, como já provaram a Finlândia, Noruega, Dinamarca e Japão que, mesmo diante de tragédias colocam essa questão como prioridade.

Nesse sentido, iniciativas de empresas são fundamentais. Um exemplo vem da BIMachine, especializada em soluções de Business Intelligence, com sede em Lajeado, RS, que de forma ousada, diante de desafios como a localização e cenário econômico global investiu em um espaço de fomento para novos negócios e anuncia seu hub de inovação para 2020. Conectividade e transformação estão no centro da iniciativa.

“A proposta é apoiar iniciativas como a realização de eventos, cursos e palestras destinados ao desenvolvimento tecnológico, educacional e social de toda a comunidade”, conta Ana Paula Thesing, CMO da empresa, que tem 50 funcionários. A inauguração da Arena aconteceu no último dia 12, na sede da empresa.

De acordo com o CEO da BIMachine, Douglas Scheibler, como base para a iniciativa a empresa realizou um estudo de impacto na região, que assiste à saída de mão de obra qualificada de forma contínua, não apenas por questões financeiras, mas por falta de centros de pesquisa, de desafios e de potencial de crescimento. “Nossa região precisa de inovação e de desenvolvimento. Portanto, queremos incentivar a inovação e, assim, provocar a permanência de talentos na indústria local”, diz.

Sobre o hub de inovação o executivo afirma que a iniciativa visa ao co-aprendizado e co-conhecimento. “Batalhamos sem apoio por 15 anos e conquistamos muito e hoje queremos ajudar, compartilhar nosso aprendizado com as novas empresas, que terão na Arena e no hub parceiros muito fortes”.

Para melhorar o apoio e garantir a continuidade do espaço e do hub de inovação, a BIMachine está convidando apoiadores, investidores, empreendedores. A cargo da empresa está “fazer acontecer, conectando pontos, com o papel de engajar todos os envolvidos”, destaca o CTO Augusto Fleck, para quem a BIMachine quer ter a experiência de compartilhar seu aprendizado e contribuir para com o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da região do Vale do Taquari, que integra 36 municípios.

Expansão internacional
BIMachine se orgulha de ser uma plataforma totalmente brasileira, com escritórios em Porto Alegre, São Paulo e Bogotá, na Colômbia. Mas, seus planos vão além. Trabalha com meta ambiciosa de crescer e se tornar a maior plataforma da América Latina. Para tanto, deseja fincar bandeira em mais quatro países. “O objetivo mais próximo é a Costa Rica, mas a proposta é abrir escritório no Peru, Panamá e Bolívia até 2021”, adianta Scheibler. No Brasil, um escritório no Recife, PE, é o alvo.

Com metas agressivas – planeja crescer 10 vezes em 2020 em relação a este ano, gerando um faturamento de R$ 65 milhões –, e ter o faturamento de 2019, 80% maior em relação a 2018, segundo estimativas do CEO.

Possui 400 empresas na carteira de clientes e já contabiliza mais de três mil projetos implementados; conta com 11 mil usuários ativos e 55 parceiros estratégicos entre softwarehouses e consultorias. Outro dado destacado pelo executivo é a manutenção de 70% das receitas recorrentes.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos