Tecnologia

Avantia usa sistema de vídeo inteligente para prevenção de acidentes com idosos

Projeto desenvolvido pela Avantia conta com sensores de movimento, câmeras, botões de pânico, Inteligência Artificial em uma solução que analisa comportamento físico de idosos

A Avantia, uma das líderes em segurança eletrônica no País, lança sistema de segurança para prevenção de acidentes com idosos, que conta com câmeras inteligentes, Inteligência Artificial, sensores e sinalização de solo em LED.

O projeto foi desenvolvido para o residencial de alto padrão Elissa Village, em Curitiba, que iniciou as atividades em agosto deste ano. O local foi idealizado com base em estudos sobre longevidade e estruturado com aplicações tecnológicas de última geração. Inspirado em modelos estadunidenses e europeus, o empreendimento tem o mesmo conceito de hotel de luxo e investiu em tecnologias para entregar, além de comodidade, segurança e inovação.

Mais do que imagens, o sistema entrega e traduz informações, como dificuldades para se locomover ou mudança abrupta de ritmo

O sistema de segurança desenvolvido pela Avantia garante que os idosos recebam apoio imediato dos profissionais de saúde em qualquer eventualidade. São mais de 100 câmeras integradas a um software com sistema de Visão Computacional que usa Inteligência Artificial, desenvolvido com técnicas de Deep Learning, que envia imagens e dados diretamente à rede de enfermaria e de gestão do Elissa Village. Mais do que imagens, o sistema entrega e traduz informações, como dificuldades para se locomover ou mudança abrupta de ritmo. Essas intercorrências são captadas pelas câmeras, registradas no software e em relatórios por meio de dashboard para análise e medidas preventivas dos especialistas da área. Tudo isso acontece em frações de segundos.

O sistema dispõe de sensores com detecção de movimento que acionam luzes em LED próximo ao solo, para ajudar os residentes no deslocamento assim que acordam e em todos os momentos.

Além disso, a função Mapa de Calor detecta os pontos quentes das imagens: os locais que mais atraem os idosos durante o dia e demandam maior atenção dos profissionais. Todas as câmeras são interligadas a botões de pânico de fácil acesso instalados nas quatro alas que compõem o ambiente, monitorados 24 horas pelos profissionais do Elissa. Em caso de queda repentina, o profissional da saúde terá imagens prévias de fácil acesso e aviso sonoro para que possa agir imediatamente.

Os banheiros contam com câmeras no ambiente externo às cabines para a contagem e controle de acesso. Os botões de pânico estão conectados às câmeras e aos microfones para que, em alguma intercorrência, o profissional consiga se comunicar com o idoso até a chegada ao local.

O sistema contou com mais de 40 profissionais e seis meses de desenvolvimento pela área de inovação Avantia Labs. “É um grande projeto e somos os pioneiros nessa proposta de segurança inteligente para prevenção de acidentes em espaços para idosos. A finalidade maior é prever acidentes e anteceder planos de ação que podem salvar vidas”, conclui Douglas Brito, gerente de negócios da Avantia.

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos