Destaque Mercado

Autodesk reforça o valor dos Dados e da Colaboração

Durante o primeiro dia do evento Autodesk University 2020, a companhia anunciou que a plataforma Construction Cloud recebeu recursos e promete auxiliar profissionais e empresas a se adaptarem ao momento e a alcançarem o ‘novo possível’

Desafio não faltou para maioria das empresas nesta situação de pandemia. E se é possível extrair alguma lição é a de que a tecnologia é o motor que impulsionará a volta do padrão de crescimento ou, pelo menos, de manutenção de negócios. Para seguir a premissa de que a Transformação Digital será a base para a dita retomada, a Autodesk, empresa de software 3D de projetos, engenharia e entretenimento, apresenta novidades nos software Build, Quantify e BIM Collaborate. Conforme análises da companhia, os novos produtos são intuitivos e simples de usar, indo ao encontro do perfil da Autodesk, que se especializou no atendimento à indústria da Construção Civil e em fornecer tecnologia que alimenta todo o ciclo de vida de uma obra ou construção.

O CEO da Autodesk, Andrew Anagnost, na abertura do Autodesk University 2020, falou sobre a nova visão do que pode ser feito com Dados e Automação. O evento teve início ontem, 17, e vai até a sexta-feira, 20, com a proposta de levar aos participantes novas maneiras de imaginar e projetar o que é possível nos setores de Construção Civil, Manufatura, Arquitetura, Engenharia e Criação de arte.

Assim que superarmos os desafios atuais, a Construção será totalmente digitalizada, as Cadeias de Suprimentos serão mais resilientes e a linha entre a produção física e virtual será redesenhada para sempre

O executivo falou sobre a ruptura provocada pela pandemia, e afirmou que as novas circunstâncias estão forçando empresas e profissionais a ‘reimaginar’ novas possibilidades. “Assim que superarmos os desafios atuais, a Construção será totalmente digitalizada, as Cadeias de Suprimentos serão mais resilientes e a linha entre a produção física e virtual será redesenhada para sempre”, acredita.

Sobre os dados, o CEO disse que a Autodesk está empenhada em torná-los mais interoperáveis e mais abertos. “Estamos comprometidos em capacitar inovadores, com desenho e tecnologia para que possam alcançar o novo possível”. E continuou se dirigindo aos participantes do Autodesk University: “Pense em como os dados podem ajudá-lo a conectar as disciplinas com as quais você trabalha e busque oportunidades para automatizar seus fluxos de trabalho. Pense em quais informações você pode compartilhar com seus colegas. E foque no que agrega valor a você e ao seu negócio.”

As novidades
As ferramentas anunciadas durante o evento incluem características do PlanGrid e BIM 360 com novas funcionalidades para criar uma solução de gerenciamento e o aplicativo móvel PlanGrid Build, com recursos adicionais para trabalhadores de campo. Já para o Autodesk BIM Collaborate, a companhia afirma que as novidades permitem alinhamento e execução conforme a proposta de cada projeto, gerenciando a colaboração de desenho e fluxo de trabalho a partir de uma solução única. Como benefícios, a empresa destaca a redução do retrabalho, melhoria da produtividade e rapidez na entrega.

E, ainda, para automatizar a quantificação 2D e 3D a partir de uma única plataforma está o Autodesk Quantify.
Como parte da plataforma unificada Autodesk Construction Cloud, cada novo produto é reforçado por funcionalidades como o Autodesk Docs, que sustenta o ambiente de dados comum para cada produto unificado com gerenciamento centralizado de documentos. Desta forma permite navegação e fluxos de trabalho integrados para criar uma única fonte em todo o ciclo de vida do projeto.

Já o Insights fornece análises dos dados coletados, bem como a capacidade de exportar esses dados; abrange a Inteligência Artificial do QI da construção para identificar e mitigar riscos. E, ainda, o Administration, que fornece gerenciamento e permissão centralizada do usuário, modelos e outras ferramentas para a configuração de projetos e um único método de autenticação para qualquer produto unificado.

No Autodesk University 2020 a companhia anunciou, ainda, atualizações para a AEC Collection.

Apoio aos construtores
Para avaliar a maturidade e os desafios da Transformação Digital do setor de Construção, a Autodesk encomendou um relatório à IDC em maio de 2020, que apontou que 58% das empresas ainda estão no estágio inicial de sua jornada para a inovação, enquanto 28% estariam no meio deste processo. Apenas 13% podem ser consideradas maduras em relação à adoção de novas tecnologias.

O Brasil, conforme o relatório, apresenta o menor nível de maturidade entre os países avaliados e está atrasado em relação a outros países quando se trata da adoção de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Modelagem 3D.

Há quase um ano foi lançada a Autodesk Construction Cloud, compartilhando a visão da companhia para o portfólio de produtos de gestão da Construção Civil. “Os produtos que anunciamos hoje representam um grande marco para a construção conectada, com a Autodesk Build fornecendo uma abordagem totalmente nova para a gestão de projetos”, afirma Jim Lynch, vice-presidente e gerente-geral da Autodesk Construction Solutions.

De acordo com ele, a empresa continua cumprindo a promessa de ajudar construtores em todo o mundo como catalisador da Transformação Digital, tornando a construção mais previsível, segura e sustentável.

Serviço
autodesk.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos