book_icon

Aulas interativas em experiência de voz mostram caminho para inovação no EAD

Plataforma Matéria daHora da Voxall, com base em tecnologia Amazon Alexa e Nuvem Amazon AWS, disponibiliza disciplinas de Português, Literatura, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Inglês, Tecnologia e Filosofia
Aulas interativas em experiência de voz mostram caminho para inovação no EAD

A Voxall anuncia que sua plataforma Matéria daHora para ensino a distância – EAD, para estudantes do ensino médio ultrapassou o número de dez mil usuários e mais de 30 mil ativações, organicamente, o que demonstra crescente adesão e interesse entre os estudantes.

Seguindo uma tendência mundial de sistemas baseados em interfaces de voz, a Voxall projetou e desenvolveu a plataforma Matéria daHora, lançada em abril de 2020 para atender os estudantes do ensino médio, os quais tiveram as aulas suspensas devido à pandemia da Covid-19. Baseada em tecnologia Amazon Alexa e Nuvem Amazon AWS, a plataforma é a primeira iniciativa deste tipo na área de educação do Brasil. Com mais de 80 aulas, distribuídas por dez disciplinas, direcionadas para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e Vestibular. Os estudantes acessam as aulas do Matéria daHora gratuitamente usando seus celulares com o aplicativo Amazon Alexa ou qualquer dispositivo com o Alexa integrado.

“No Matéria daHora, cada estudante escolhe e desenvolve seu percurso individual de aprendizado. Livre das telas dos notebooks, e dos horários prontos dos modelos atuais de ensino a distância, o estudante usa o aplicativo Amazon Alexa em seu celular e decide quando, onde e quais as aulas que irá assistir e interagir. Além disso, em todas as aulas, o estudante pode fazer um quiz, a fim de avaliar seu conhecimento sobre o tema estudado”, explica Ricardo Murer, CTO da Voxall, e idealizador da plataforma Matéria daHora.

As disciplinas do Matéria daHora disponíveis são português, literatura, física, química, biologia, história, geografia, inglês, tecnologia e filosofia. Na reta final antes das provas do Enem marcadas para iniciarem no próximo dia 17 de janeiro, os estudantes estão usando a plataforma Matéria daHora como uma opção para as revisões de conteúdo.

As aulas baseadas em experiência de voz estão despertando cada vez mais o interesse dos estudantes porque podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer tempo, e não requerem notebooks ou Wi-Fi de alta-velocidade. “A voz é nossa interface natural de comunicação, uma das características fundamentais que definem a nossa espécie. Quando pensamos em interfaces homem-máquina, a inovação do momento, e que veio para ficar, são as interfaces baseadas em voz – Voice User Interfaces – VUI, as quais requerem menor esforço cognitivo do usuário do que interfaces gráficas, e são mais simples e intuitivas”, diz Murer.

De acordo com o executivo, nos próximos anos, assistentes virtuais baseados em IA, tais como Alexa, usarão algoritmos de Machine Learning para analisar e compreender vocalizações e as diferentes entonações de nossa voz, modulando respostas e conversas de acordo com nossas intenções e emoções, o que será fundamental para que as conversas com as máquinas, se tornem sem atrito, fluídas e naturais.

Segundo recente estudo da Juniper Research, em 2023 haverá oito bilhões de assistentes de voz em uso. Outro dado importante foi apontado em pesquisa da Ilumeo, o qual se refere ao crescimento de 47% do uso de assistentes virtuais no Brasil durante a pandemia.

A plataforma Matéria daHora conquistou os estudantes por oferecer cápsulas de conhecimento, focadas em tópicos específicos, de uma maneira fácil, intuitiva e interativa. “Assim como ouvimos música, em qualquer lugar, a qualquer tempo, os estudantes estão começando a ouvir, curtir e aprender por meio de assistentes virtuais e conteúdos didáticos especialmente criados para dispositivos de voz”, finaliza Murer.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.