Destaque Tendências

Associação Brasileira de Automação amplia serviço de qualidade de dados ao mercado

O serviço tem como premissa oferecer à cadeia de abastecimento uma plataforma unificada de dados precisos para elevar o padrão de serviços de informação e logística ao patamar da era da transformação digital

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apresenta o Laboratório de Serviço de Qualidade de Dados, em São Paulo (SP), que conta com equipamentos avançados de medição, pesagem e qualificação de dados de produtos para atender aos mais diversos setores da indústria.

As indústrias contam agora com serviços que se iniciam desde a fotografia das embalagens de seus produtos até a qualificação total das informações deles em uma plataforma que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo, a qualquer momento. “Montamos um laboratório baseado em padrões internacionais para identificação de produtos e certificação de códigos padrão GS1 que beneficia indústria, distribuidores e atacadistas, varejo e consumidor, hoje mais exigente e conectado”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Informações confiáveis aprimoram a experiência do consumidor e do varejo, o que aumenta a eficiência da cadeia de consumo.”

Por exemplo, 26% das empresas entrevistadas no estudo afirmaram já ter tido problemas de atraso na entrega para o distribuidor ou o varejo decorrente da inconsistência nos dados de produtos. 25% também afirmaram já ter encontrado divergência entre pedido e nota fiscal, que podem acarretar problemas de logística como entregas frustradas e retorno dos pedidos 

A qualidade dos dados trafegados pelos sistemas de automação de toda a cadeia de abastecimento é fator fundamental para melhoria das informações existentes entre indústria e varejo. “O serviço de qualidade de dados de produtos auxilia as empresas brasileiras a terem informações qualificadas para o trânsito em seus sistemas. É possível inclusive a emissão de documentos fiscais com dados mais assertivos nas questões regulatórias, como NCM e CEST, por exemplo”, explica Oliveira.

O serviço permite não apenas agilidade, mas também segurança entre parceiros comerciais e apresenta cinco características fundamentais: o cadastro é completo, consistente, acurado, atualizado e padronizado. Essas regras são cumpridas por um time de especialistas certificados internacionalmente, que avaliam e mensuram a consistência e a padronização dos dados, além de verificar desde a autenticidade do código de barras padrão GS1 até a análise de dimensões dos produtos.

Segundo informações obtidas pelo estudo “Tendências de Empresas”, realizado pela GS1 Brasil em parceria com a H2R Pesquisas, a qualidade dos dados de produtos fornecidos entre parceiros comerciais tem impacto direto na agilidade das vendas e entregas e na redução de custos operacionais. Por exemplo, 26% das empresas entrevistadas no estudo afirmaram já ter tido problemas de atraso na entrega para o distribuidor ou o varejo decorrente da inconsistência nos dados de produtos. 25% também afirmaram já ter encontrado divergência entre pedido e nota fiscal, que podem acarretar problemas de logística como entregas frustradas e retorno dos pedidos.

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil estima que 94% das indústrias em vários países já enfrentaram algum tipo de problema nas operações causados por erros no cadastro de produtos. As perdas dessas empresas podem chegar a R$ 1 bilhão ao ano por erros cadastrais entre varejo e indústria.

Benefícios do Serviço de Qualidade de Dados para os elos da cadeia
Varejo
• Melhor aproveitamento e exposição dos produtos
• Otimização dos espaços da operação (loja e CD)
• Controle de estoque mais eficiente
• Classificação tributária correta
• Informação correta ao consumidor

Indústria
• Redução de esforços e recursos com o cadastro de produto
• Cadastro centralizado
• Atualização e validação das regras de rotulagem, ajudando na tributação
• Informação única, da indústria até o varejo

Distribuição e atacado
• Redução de esforços e recursos com o cadastro de produto
• Qualidade da informação (dados já auditados, completos)
• Melhor gestão do estoque e dos produtos
• Processos ágeis e real time com parceiros de negócios
• Redução de custos em todas as etapas de compras e vendas

E-commerce
• Gestão de estoque
• Exposição correta do produto
• Qualidade da informação e identificação exata dos produtos
• Imagens de qualidade
• Melhor experiência de compra

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos