book_icon

Assistente virtual Sophie ganha mais recursos

Novo framework pode ser integrado a grandes sistemas corporativos usando Processamento de Linguagem Natural
Assistente virtual Sophie ganha mais recursos

O mercado de chatbots cresce em velocidade acentuada e, diante dessa explosão, as plataformas de Inteligência Artificial (IA) ganham novas dimensões e perspectivas promissoras para atender aos mais variados segmentos. Diante dessa tendência, a assistente virtual Sophie, do Grupo Stefanini, tem recebido upgrades frequentes, o que tem ampliado suas capacidades.

Ainda mais flexível, inovadora e com alto potencial de executar funções inteligentes e automatizadas, a Sophie explora sua capacidade de se “plugar” a diferentes sistemas, trazendo prontas funcionalidades para sistemas ERPs. Estes novos componentes permitem acelerar os projetos significativamente, entregando mais valor em menos tempo.

No SAP, é possível verificar status de notas fiscais, fazer alterações cadastrais, realizar monitoramento e autocorreção de trabalhos a serem executados e até promover uma manutenção preventiva automatizada

As aplicações dos sistemas de gestão corporativas atuam como um importante hub de dados, que permite o funcionamento integrado dos negócios, inserindo, processando e alterando um grande volume informações sobre processos logísticos, financeiros e demais áreas administrativas de uma empresa.

Denominada de Sophie SAP EDA (Enterprise Digital Assistant), o novo framework pode ser integrado a grandes sistemas corporativos, usando Processamento de Linguagem Natural, uma modalidade de IA, para simplificar dezenas de processos essenciais ao funcionamento de uma corporação. A solução melhora a experiência do usuário, acelera a tomada de decisões e realiza previsões nos sistemas já em operação. Entre as muitas tarefas realizadas pela Sophie, estão suporte a processo do core business, gerenciamento de fluxos de trabalho, suporte técnico de TI e de aplicações, além de assistência de usuário de negócios.

“É mais uma evolução que estamos inserindo em nossa plataforma para integrar e atender aos mais variados sistemas. A Sophie está ainda mais madura e permite implementação em diversos processos. No SAP, é possível verificar status de notas fiscais, fazer alterações cadastrais, realizar monitoramento e autocorreção de trabalhos a serem executados e até promover uma manutenção preventiva automatizada”, explica Alex Winetzki, diretor de P&D da Stefanini.

Entre as funções da Sophie incorporadas e liberadas no sistema SAP estão o auto reset e o desbloqueio de senhas, monitoramento e autocorreção de jobs, verificação de disponibilidade do sistema, formulário de folha de serviço e dados mestres, como criação de registro info e atualização de fornecedor. Também já estão em andamento, por exemplo, a criação de alertas de monitoramentos técnicos e outros serviços de atualização de dados mestres, além do planejamento de ações de compliance, workflows, entre outros, para inserir futuramente no Sophie SAP EDA.

O chatbot Sophie já está presente em vários clientes da multinacional brasileira no Brasil e no exterior. Reconhecida no mundo e premiada como uma solução inovadora, a plataforma foi projetada com um conjunto original de algoritmos de Inteligência Artificial, que substitui o atendimento humano baseado em scripts por automação, e faz isso de maneira cada vez mais sofisticada, com investimentos em processamento de voz, texto e autoaprendizado. Um dos principais diferenciais da solução é o uso de tecnologia própria, que torna a ferramenta mais rápida de implementar e treinar.

Serviço
www.stefanini.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.