Tendências

Assistente virtual ganha força e torna-se estratégia fundamental nas empresas

Recurso possibilita atendimento assertivo e permite que instituições economizem tempo e dinheiro, podendo manter seus esforços concentrados no trabalho humano qualificado e análise de dados

tela do aplicativo wazeNão é de hoje que o ser humano tem optado por ferramentas do dia a dia que possuem indicador de voz, como o Waze, por exemplo, que nos guia em carros por meio da fala do robô. De acordo com própria pesquisa da empresa [Waze], o Brasil é o 5º país que mais usa este aplicativo. Dessa forma, entendesse a tendência dos consumidores a estarem cada vez mais ligados a tecnologias assertivas, como é o caso de assistentes virtuais que você fala quando precisa marcar uma consulta, fazer uma compra, tirar dúvidas ou resolver alguma pendência financeira, por exemplo.

O CEO da Nexcore Tecnologia, Ricardo Zanlorenzi, esclarece que esta aplicação nas empresas têm sido um sucesso. Assistentes virtuais ou voicebots trabalham por meio da inteligência artificial e utilizam a voz como meio de interação. “Esta tecnologia comprovadamente aumenta a satisfação do cliente, pois consegue realizar atendimentos objetivos, 24 horas por dia, 7 dias da semana, de forma personalizada. Além disso, empresas que utilizam softwares com essa modalidade conseguem reduzir custos consideravelmente e possuem uma vantagem competitiva enorme”, afirma.

Um estudo publicado pela Chatbots Magazine diz que as empresas que aderem a estas tecnologias, como um assistente virtual podem minimizar os custos cerca de 30%. “Com essa automatização do atendimento, a empresa consegue distribuir melhor as funções entre os funcionários os deslocando para atividades mais estratégicas dentro das instituições”, diz Zanlorenzi.

Os consumidores facilmente se adaptam a mudanças tecnológicas, já passamos por várias atualizações como, por exemplo, o avanço da internet discada para a banda larga. “As pessoas estão em constante mudança, assim como todos os setores do mercado. O recurso de assistente virtual já está no dia a dia das pessoas, por exemplo, com a Siri e o Google Assistente que trabalham pelo comando de voz do indivíduo. A partir deste cenário entendesse que há uma forte tendência tanto das empresas como dos clientes, estarem conectados com o robô de voz”, finaliza Ricardo.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Aruba

Agenda & Eventos