Os aplicativos com modelo de assinatura estão marcando forte presença no mercado global. Adotar esse formato agora é a regra para consumidores que estão em busca de uma experiência premium em entretenimento, compras, fitness, lifestyle e muitos outros serviços. De fato, apps com esse funcionamento — como Tinder, YouTube Premium e HBO Go — dominaram os rankings tanto na App Store quanto no Google Play Store em 2019.
Cada vez mais, nossos clientes estão utilizando as assinaturas como fonte de renda. Por isso, a Adjust percebeu a necessidade de uma forma mais simples para mensurar os eventos e o desempenho de suas campanhas de marketing. Como esses serviços vêm se tornando mais complexos, os profissionais de marketing precisam monitorar, segmentar e mensurar o desempenho de seus produtos. Pensando nisso, lançamos recentemente o Subscription Tracking, a primeira solução do mercado que auxilia na gestão de assinantes e das receitas provenientes de seus consumidores.
Com a Subscription Tracking da Adjust, será possível monitorar o “ciclo de vida” completo dos assinantes – o que despertou o interesse deles primeiramente, quantos testes foram ativados, problemas de cobrança, renovações, cancelamentos e até reativações.
Os apps de fitness são bem adequados para esse modelo de assinatura, visto que o público já está acostumado a pagar por pacotes offline em academias e outros serviços. Com um número crescente de pessoas utilizando essas soluções para monitorar a saúde, esse é um setor bastante competitivo em termos de publicidade e pode atrair mais usuários ao oferecer um teste gratuito.
Com a nossa solução de monitoramento, é possível acompanhar todos os acontecimentos importantes na jornada dos consumidores. Desde a primeira vez que ele abriu o aplicativo ao cadastro e ao teste gratuito, tudo isso sendo atribuído à campanha que os atraiu inicialmente.
No entanto, um possível desafio pode ser quando a jornada do produto digital com modelo de assinatura começa a se diferenciar das trajetórias mais comuns. Nossos clientes queriam poder ver quando as contratações eram renovadas automaticamente ou quando havia algum problema no pagamento. Nesses casos, é possível observar o que está funcionando no funil e orientar seu serviço de atendimento para ajudar na resolução de quaisquer problemas no pagamento.
Uma coisa muito particular aos apps de ginástica é a sazonalidade. Uma pesquisa realizada pela Adjust revelou que os downloads de aplicativos fitness tiveram um crescimento de 67% durante os lockdowns da Covid-19 em maio, com muitos consumidores usando esses aplicativos para se manterem saudáveis. Também observamos um grande aumento em janeiro em anos normais, devido às resoluções de Ano Novo. Entretanto, isso vem acompanhado de um uso reduzido nos meses de julho, agosto e setembro. Ao monitorar quando os usuários pausam e refazem suas contratações, você pode criar campanhas e direcionamento para recuperar esses consumidores valiosos após o inverno, segundo Barbara Martin, gerente de vendas – Brasil na Adjust.
Campanhas direcionadas com base na sazonalidade ou no comportamento segmentado nos cohorts são apenas algumas das vantagens do monitoramento de assinaturas. Com os dados da Adjust, será possível refinar o timing e as mensagens para garantir que os consumidores estejam sempre por dentro dos benefícios dos aplicativos.
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