Tecnologia

Aruba reforça foco em soluções de ponta a ponta

Os novos switches CX Series, com sistema operacional nativo em nuvem, que integram automação e análise de loop fechado vêm para atender às sedes das corporações, suas filiais e, inclusive, aos data centers

A Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise – HPE, traz inovação para o segmento de redes com o lançamento de soluções de switching e software desenvolvidas para atender às exigências do mercado moderno, englobando as mais desafiadoras demandas das corporações, seja em suas sedes, filiais ou data centers.

O portfólio Aruba CX Switching agora inclui switches da série CX 6300, com configuração fixa, e os da série CX 6400, que conta com acesso modular e switches core e de agregação, enquanto oferece os últimos avanços no sistema operacional AOS-CX. Isso traz às operadoras de rede uma plataforma de comutação simples de ponta a ponta para impulsionar os resultados de negócios, tanto hoje como no futuro.

As empresas modernas precisam de uma rede edge-to-cloud em execução em uma plataforma única para se beneficiarem da automação e aumentarem sua eficiência operacional

De acordo com informações da empresa, ela é a primeira a oferecer uma única plataforma de switching que roda em um sistema operacional de rede moderno, o AOS-CX, desde a digital edge das empresas, onde estão localizados os seus clientes, fornecedores e parceiros, até o núcleo de seus data centers.

Essa plataforma nativa em nuvem é otimizada ainda mais com o Network Analytics Engine da Aruba (NAE), que utiliza análises e automação incorporadas para simplificar o gerenciamento, acelerar a solução de falhas de desempenho de aplicativos e corrigir problemas comuns de rede.

“A automação baseada em Inteligência Artificial deve estar no centro de uma arquitetura edge-to-cloud moderna e, para ser realmente útil, requer uma infraestrutura otimizada como base”, diz Keerti Melkote, presidente e fundador da Aruba. “Acreditamos que a Inteligência Artificial é a chave para a análise de dados, captação de insights e automação em escala para otimizar a capacidade das operadoras de rede de solucionar rapidamente de forma proativa alguns dos desafios mais iminentes da TI. Nossa visão para o futuro é uma arquitetura nativa em nuvem que oferece agilidade aos negócios e novas experiências digitais. Este lançamento é um passo importante nessa direção, complete o executivo.”

As empresas de hoje não permanecem competitivas confiando apenas em performance e velocidade de tráfego. As companhias modernas necessitam de uma arquitetura avançada que seja validada e ajustada por meio de automação de loop fechado, para dar suporte inteligente a aplicativos essenciais, contornar novos vetores de ataque de segurança e oferecer a agilidade que o mercado de hoje exige.

Até agora, as operadoras de rede tiveram que lidar com arquiteturas díspares e inflexíveis, especialmente ao gerenciar filiais, sedes corporativas e data centers. Essas arquiteturas exigem processos manuais em vários sistemas operacionais, resultando em modelos fragmentados, redes incapazes de realizar funções avançadas e uma infinidade de dados não estruturados e não acionáveis.

Segundo o Gartner, “à medida que a velocidade da atualização aumenta, não é mais possível planejar e implantar manualmente dezenas, centenas ou milhares de alterações de rede toda vez que ocorre uma mudança no aplicativo. Fazer essas alterações manualmente não é apenas impraticável, mas provavelmente resultará em erros significativos.” Os processos manuais podem prejudicar a capacidade de uma organização de inovar e prosperar em um mercado competitivo. Além disso, muitos desses obstáculos podem ser superados com uma infraestrutura nativa em nuvem.

Ainda de acordo com o Gartner, a infraestrutura nativa em nuvem exibe as seguintes características:

• Modularidade – fornece abstrações para a oferta independente de serviços;

• Programabilidade – suporta provisionamento e gerenciamento por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos) e políticas;

• Elasticidade – os recursos podem ser ampliados e reduzidos dinamicamente de maneira automatizada e orientada por políticas com o uso de orquestradores;

• Resiliência – serviços são unidades fracamente acopladas, independentes e tolerantes a falhas.

As empresas modernas precisam de uma rede edge-to-cloud em execução em uma plataforma única para se beneficiarem da automação e aumentarem sua eficiência operacional, liberando as operadoras de rede para se concentrarem em atividades críticas aos negócios.

A partir da inovação de seus switches core da série CX 8400 executando o sistema operacional AOS-CX, a Aruba aborda esses desafios com um moderno portfólio de switches que oferece um único modelo operacional desde a sede e filiais de uma empresa até seu data center, simplificando as operações de rede. As novas plataformas do portfólio Aruba CX Switching incorporam os principais elementos de uma infraestrutura de rede moderna e incluem os seguintes elementos:

• Switches Aruba CX 6300 e CX 6400 Series com a arquitetura ASIC de sétima geração da Aruba:
 o Aruba CX 6300 Series é uma família de switches que oferece crescimento flexível por meio de uma estrutura de comutação virtual (VSF) de 10 membros e fornece 10/25 Uplinks de 50 gigabits para atender às necessidades de largura de banda de hoje e do futuro. Os switches modulares da série Aruba CX 6400 oferecem um chassi de 5 e 10 slots com uma malha sem bloqueio que escala do acesso Gigabit POE ao 100G core, permitindo que os clientes padronizem seus processos em uma única plataforma em toda a empresa, incluindo casos de uso híbridos.

• AOS-CX 10.4: a nova versão do AOS-CX apresenta recursos avançados de acesso ao sistema operacional enquanto estende os diferenciadores do CX para a camada de acesso da rede. Isso inclui a solução Aruba Dynamic Segmentation para fornecer políticas unificadas e seguras, com fio e sem fio, para todos os usuários e dispositivos IoT, além de Ethernet VPN sobre VxLAN para conectividade simplificada e segura das empresas aos data centers e atualizações ao vivo do Virtual Switching Extension (VSX) sem a necessidade de tempo de inatividade durante os ciclos de manutenção.

• Aruba NetEdit 2.0 com o Network Analytics Engine (NAE):
 a versão aprimorada do software de configuração de switch NetEdit da Aruba agora se integra ao NAE. Esse avanço permite a visualização centralizada e integral da rede, aproveitando as análises distribuídas do NAE em todos os switches da rede para reduzir os ciclos de solução de problemas de dias para minutos. Novos recursos de automação simplificam tarefas comuns, como a implementação de alterações na configuração ou a configuração inicial do sistema, que agora podem ser concluídas pelo aplicativo CX Mobile.

“O novo portfólio de switches Aruba CX chega ao mercado à medida que as demandas de rede corporativa continuam a aumentar, com mais usuários, dispositivos e itens que exigem velocidades mais altas e latências mais baixas. As empresas estão procurando plataformas poderosas com operações simplificadas para acompanhar as mais novas atualizações e o portfólio de switches Aruba CX permite que os clientes usem uma única plataforma para comutação Ethernet desde o data center até a camada de acesso, fornecendo um sistema operacional consistente e nativo em nuvem, ajudando as empresas a obter um gerenciamento mais fácil, uma experiência mais consistente do operador e níveis mais de qualidade mais altos”, afirma Brandon Butler, analista sênior de pesquisa em infraestrutura de rede no instituto IDC.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos