book_icon

Aplicativo para cervejeiros artesanais

O Hanb é gratuito e utiliza tecnologia IoT, com sensores que controlam a temperatura no processo de produção
Aplicativo para cervejeiros artesanais

A Art IT lançou o aplicativo gratuito Hanb (Have a Nice Brew), voltado para quem produz cerveja artesanal. Desenvolvido utilizando Internet das Coisas (IoT), o programa auxilia a monitorar e controlar a produção de cervejas. Está disponível para sistema operacional Android e iOS, propiciando ao cervejeiro ter no celular ou tablet o controle de temperatura do processo de fabricação da cerveja durante as duas fases principais da produção: brassagem e fermentação.
A temperatura correta, sem variações, e o tempo são fundamentais para a qualidade da cerveja produzida. No entanto, muitos cervejeiros acabam produzindo a cerveja em locais distantes e acabam perdendo o controle dessas duas variáveis, comprometendo o processo de fabricação. O Hanb fornece a informação em tempo real ao usuário, que pode agir, junto ao equipamento (resistência elétrica, fermentador auto-refrigerado ou geladeira, por exemplo), para que a temperatura seja mantida dentro dos padrões adequados.

Em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias, sem contar as que não possuem registro

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas o usuário deverá adquirir os sensores. Todo o conjunto de hardware custa aproximadamente R$ 100 e qualquer interessado pode comprar as peças e montar. “A ideia é também criar uma comunidade de usuários e desenvolvedores, que elaborem novas funcionalidades e possam atuar até como integradores”, explica Rodrigo Bizarro, diretor de Inovação da Art IT.
De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias, sem contar as que não possuem registro. Em 2018, por exemplo, 185 novas fábricas foram registradas, um crescimento de 35% no ramo. “Com o Hanb, não queremos apenas beneficiar os cervejeiros caseiros, mas também evoluir nessa disciplina para poder oferecer novos serviços em IoT ainda em 2020”, diz Bizarro, acrescentando que a ArtIT atua como integradora de sistemas, promove soluções que aliam tecnologia, inovação e agilidade. Entre os trabalhos realizados, destacam-se integrações de portfólio entre TV e operadora, entre sistemas internacionais, plataformas VOD, integrações com plataformas IoT e serviços em nuvem.
Serviço Art IT – www.artit.com.b

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.