A Apdata, especializada em sistemas e serviços de terceirização e consultoria em RH, tem planos desafiadores para 2017. Há 33 anos no mercado, a empresa definiu a meta de crescimento de receita em 35% para este ano, estratégia que deve ser sustentada pela internacionalização da operação e pela atuação no mercado SMB. Em 2016, a Apdata faturou R$ 57 milhões e observou um incremento de receita de 20%.
Segundo Manoel Rocha, sócio e CTO da Apdata, a estratégia é aumentar a presença, via parceiros, na América Latina. A princípio, a empresa definiu Argentina, Chile e Uruguai. O objetivo é que em três anos os clientes internacionais representem 30% da carteira, em relação ao Brasil, e um faturamento em torno de 35% a 40% vindo do exterior. Além dos EUA e Brasil, a Apdata já atua no Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Angola e México.
A atuação na América Latina, feita somente via parceiros, demandará novos canais e a empresa quer saltar de oito (entre eles, a Grant Thornton, Everis, CloudPlay e Serhors) para 30. No Brasil são 10. De acordo com Rocha, a Apdata busca revendas locais que possuam conhecimento na legislação do país vigente, que rode BPO e já tenha experiência com folha de pagamento. Para suportar a estratégia, a empresa criou há 1 ano a área de parceria, que tem um time interno da Apdata para suportar o seu canal de distribuição.
“Nossos parceiros possuem um vasto conhecimento em serviços, que servem como um braço local para apoiar em todos os temas de leis trabalhistas e tributárias. Essas alianças têm como principal objetivo o compartilhamento do conhecimento e atendimento local do parceiro, com a solução de tecnologia global da Apdata para a gestão de recursos humanos e folha de pagamento”, explica o executivo.
Oferta para o SMB
Com grandes clientes na carteira – que processam folhas de até 40 mil funcionários, a Apdata quer aumentar a sua presença em empresas de médio porte, de 100 a 200 pessoas na folha de pagamento. Segundo Rocha, outra frente da estratégia de 2017 é atender o mercado SMB. Para isso, a empresa reservou R$ 200 mil para mexer em produto e contratar pessoas. A divisão SMB da Apdata já possui alguns clientes da área contábil e tem a meta de representar em um ano 5% do faturamento total da Apdata e, a partir do segundo ano, 15%. “Há muito potencial nesse mercado”, diz Rocha, que não descarta uma aquisição de empresa para consolidação no setor.
De acordo com o executivo, nos últimos 35 anos, o Brasil tem sido um país ideal para o desenvolvimento de novas soluções na área de Recursos Humanos graças às constantes modificações legais, de valores nas moedas pela alta inflação e ainda pelas características das empresas que flexibilizaram suas políticas internas no trato de seus empregados.
Neste cenário, a companhia enxergou a oportunidade de atender uma demanda, ainda em crescimento no mundo inteiro, por uma ferramenta altamente flexível, capaz de atender regras e políticas de qualquer outro país na área de legislação e RH.
O Sistema GA – Global Antares tem versão em vários idiomas e é adaptado a legislação de vários países, além de possuir a tecnologia “Three Tiers”, que permite centralizar o sistema em um único local físico e ser utilizado de qualquer parte do mundo, com performance e facilidade de acesso. Hoje atende um total de 30 clientes e cerca de 5 mil colaboradores, processados mensalmente desde 2009. A expectativa da empresa para os próximos três anos é conquistar clientes em mais 10 países.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo