book_icon

Anunciado o fim do suporte para Windows 7

A Microsoft oficialmente anunciou o final do suporte para a plataforma Windows 7; e a Cipher está preocupada com a sua segurança
Anunciado o fim do suporte para Windows 7

Sendo assim, é necessário entender quais os possíveis impactos, inclusive referentes à segurança; desta decisão anunciada pela Microsoft, e que afetará os milhões de usuários deste sistema operacional espalhados pelo mundo.
Durante os últimos 10 anos, o Windows 7 faz ou fez parte da história de milhões de computadores espalhados pelo mundo. Para ser mais preciso, desde às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, esta criação da Microsoft; passou a fazer parte da vida de milhões de pessoas, em computadores domésticos e empresariais, tablets, laptops, centros de mídia, entre muitos outros.
Este novo software da Microsoft apresentava algumas alterações gráficas e de acesso, e também um novo Shell que acelerava a performance e trazia mais estabilidade para algumas funções. Já outras facilidades como o Calendário do Windows, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery não foram incluídas no Windows 7, porém estes eram oferecidos separadamente como parte do Windows Essentials, para download gratuito.

Caso seja necessário manter o Windows 7 seja lá por qual motivo, a Microsoft garante atualizações de patches contra Malwares até 2023, porém tais atualizações serão cobradas e analisadas caso a caso. Os valores ainda não foram divulgados, mas ficarão mais caros, ano após ano; até a extinção completa das ofertas sob demanda em 2023

O Windows 7 veio substituir o Windows Vista (2005), que foi lançado 3 anos antes e que apresentou inúmeros problemas e reclamações ao redor do mundo.
Mesmo a Microsoft lançando o Windows 8 em 2015, o Windows 7 seguia com mais de 50% dos usuários mundiais e se mantinha como o sistema operacional mais usado no mundo. Apenas em 1º de fevereiro de 2018, o Windows 7 perdeu o posto de sistema operacional mais usado no mundo com 41,9% de preferência, sendo ultrapassado por seu sucessor o Windows 10, que atingiu nesta data 42,8% dos usuários.
Com a adoção do Windows 10 pela maioria absoluta dos usuários, a Microsoft decidiu que em 14 de janeiro de 2020, o Windows 7 não terá mais suporte para seus usuários. O número de quem utiliza esta versão do Windows ainda é considerável, cerca de 27%, da preferência mundial dos sistemas operacionais.
Com tantos usuários ativos, o Red Team da Cipher, Alexandre Armellini, destacou os possíveis impactos e algumas sugestões inclusive referentes à segurança desta decisão anunciada pela Microsoft que afetará os milhões de usuários deste sistema operacional espalhados pelo mundo.
• SEGURANÇA
Quando a Microsoft toma uma decisão desse tipo, o primeiro ponto é a suspensão imediata da criação e distribuição dos patches de segurança e também passa a não oferecer nenhum suporte técnico ao sistema operacional e serviços. Assim, o computador não para de funcionar, MAS ficará mais vulnerável à vírus e outras ameaças devido a suspensão de atualizações de segurança.
• MIGRAÇÃO
A sugestão imediata seria a migração para o Windows 10, mas faça uma cópia de seus dados (backup) antes de iniciar qualquer update. Utilize mídias externas como DVD, pen-drive ou até mesmo HD Externos. Até o OneDrive que é integrado ao Windows poderá ser utilizado. Não tenha medo, o Windows 10 apesar de ter uma base gráfica bastante diferente, continua intuitivo e possibilita deixar sua aparência semelhante ao Windows 7, facilitando assim a adaptação.
• CUSTOS
Como estamos falando de outro produto, o UPGRADE envolve custos sim! Não é de graça. Será preciso comprar uma versão do Windows 10.
• HARDWARE
Mas e se meu computador for bem antigo ele suporta o Windows 10? Neste caso, se sua máquina tiver mais que 3 anos e nunca houve nenhuma atualização de Hardware, muito provavelmente será melhor adquirir uma nova máquina. Graças à invenção das unidades SSD (Solid-State Drive), a velocidade de boot das máquinas com sistema operacional Windows aumentou muito, baterias estão mais duradouras, memórias e processadores muito mais velozes e eficazes. Mas de qualquer forma, para o Windows 10 funcionar adequadamente, é preciso no mínimo (*) ter a seguinte configuração:
– Processador de 1 Ghz ou sistema em um Chip (SOC);
– 16 Gb de espaço em disco rígido para máquinas com sistema operacional de 32 bits e 32 Gb de espaço para sistema operacional de 64 bits;
– 1 Gb de RAM para 32bits ou 2 Gb de RAM para 64 bits
– Placa gráfica com DirectX 9 ou superior;
– Monitor com resolução de 800×600 pixels.
(*) É importante mencionar que mesmo com essa configuração mínima a performance não será das melhores
• RESISTÊNCIA
Caso seja necessário manter o Windows 7 seja lá por qual motivo, a Microsoft garante atualizações de patches contra Malwares até 2023, porém tais atualizações serão cobradas e analisadas caso a caso. Os valores ainda não foram divulgados, mas ficarão mais caros, ano após ano; até a extinção completa das ofertas sob demanda em 2023.
Todo software que for utilizado sobre uma plataforma sem atualizações de segurança pode ser afetado, e no caso do Windows 7 isso não será diferente. Até mesmo os da Microsoft? Sim, todos! O MS Project, Windows Office e tantos outros não vão deixar de funcionar, mas como as possíveis necessidades de segurança não serão atualizadas, obviamente estarão expostas junto ao sistema operacional do Windows 7, e assim; podendo acarretar problemas muito sérios aos dados dos usuários.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.