book_icon

Andrea Bocelli e Orquestra serão regidos por robô na Itália

Robô chamado de YuMi foi criado pela empresa ABB e treinado pelo maestro Andrea Colombini
Andrea Bocelli e Orquestra serão regidos por robô na Itália
robô regendo uma orquestra

Uma apresentação de Andrea Bocelli e da Orquestra Filarmônica Lucca será regida por um robô. Previsto para acontecer dia 12 de setembro, o concerto terá o robô YuMi diante da Orquestra.

YuMi regerá a orquestra enquanto o tenor Andrea Bocceli cantará “La Donna è Mobile”, uma ária da ópera “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi

YuMi é constituído de dois braços articulados, que são acoplados em um corpo metálico. Criado pela empresa ABB, YuMi foi treinado pelo maestro Andrea Colombini. Na primeira etapa, o robô registrou todas as nuances dos gestos, que foram transformados em linguagem de programação.

Na segunda, o software do YuMi foi aperfeiçoado para que seus movimentos estejam sincronizados com a música. Segundo Colombini, o YuMi é bom quando se trata da técnica, mas não é abençoado com o dom da sensibilidade humana. “O robô usa seus braços, mas a alma, o espírito, sempre vêm de um humano”, declarou.

YuMi regerá a orquestra enquanto o tenor Andrea Bocelli cantará “La Donna è Mobile”, uma ária da ópera “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.