A quarta revolução industrial chegou e passa, inevitavelmente, pela digitalização empresarial. Mais do que avanço tecnológico, a digitalização permite o desenvolvimento, globalmente, de novos modelos de negócios, em que será possível a customização em massa das soluções.
Segundo o Índice da Economia e Sociedade Digitais (DESI) de 2016, todos os países, com exceção da Suécia, melhoraram a nota com relação ao ano anterior. Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul são os líderes mundiais na digitalização, enquanto a Europa avança progressivamente. Já a América Latina é um terreno fértil, já que possui um índice de digitalização de, no máximo, 10%, segundo a PwC.
No Brasil, o índice é 9%. A maior parte das companhias prevê avanço acelerado do setor nos próximos anos. Em 2020, a expectativa é de que o percentual salte para 72%. E, é para aproveitar as oportunidades da região que a Fujitsu tem, desde outubro do ano passado, Marcelo Freitas Gomes, no comando da diretoria de vendas de Imaging Products para a América Latina. A aposta é, através do canal de distribuição, aumentar a oferta de soluções para a transformação digital nas empresas.
Em evento realizado em junho para os canais, a Fujitsu frisou as oportunidades que se abrem neste contexto para o cross selling. “É o caminho para sair do lugar comum”, explica o executivo. Para isso, lançou na região o Managed Printing Services (MPS), para a oferta de digitalização como serviço. Na visão da companhia a gestão da impressão contribui para que o cliente final economize e aumente a lucratividade.
“Um dos principais objetivos da Fujitsu é auxiliar as empresas nessa jornada de transformação digital e a digitalização de documentos é parte do caminho”, afirma Gomes. “Nossa linha de scanners confere muito mais agilidade aos processos dentro das empresas de todos os tamanhos – temos produtos com capacidade de digitalizar 100 páginas por minuto, por exemplo”, completa.
Hoje, a Fujitsu conta com 25 canais em toda América Latina, categorizados no programa de canal como Premier e ASP (Autorized Service Provider), além da Tech Data, distribuidor master na região. Segundo o executivo, os canais atuarão na estratégia de aumento da base em verticais do mercado privado, como saúde, educação, healthcare, finanças e logística. “O governo puxou a adoção da digitalização na região”, explica.
O executivo pontua que, na América Latina, a Fujitsu vê duas oportunidades para a oferta de sua linha de scanners: digitalização de legado e estruturação de novo processos. Porém, não se trata somente da oferta do hardware. A empresa tem se estruturado para a oferta da solução completa, que envolve um software da Fujitsu, ou com parceria para o desenvolvimento, como no caso de BPO (Business Process Outsourcing) ou ECM (Enterprise Content Management).
Os canais são peças-chave dentro da estratégia da Fujitsu de expansão na América Latina com as linhas de scanners. “Todas as soluções têm grande sinergia de vendas para ajudar os canais a criar uma oferta única de valor aos clientes: scanners, softwares de captura e qualidade de imagens – PaperStream Capture Pro, software de workflow para estruturação de processos e melhoria da conformidade nas empresas – Run My Process – que também inclui opção de “storage in cloud”, assim como novos dispositivos para biometria. A ideia é que esse encontro seja anual, assim podemos ficar cada vez mais próximos”, explica.
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