Tecnologia

Amazon libera Alexa para trabalhar em outras empresas

Alexa Custom Assistant permite criar o próprio assistente virtual, baseado na tecnologia de IA da Alexa que todos já conhecem

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15/1) o Alexa Custom Assistant, uma nova solução que permite aos fabricantes de dispositivos e provedores de serviços criarem assistentes inteligentes ajustados à personalidade de sua marca e às necessidades do cliente. A plataforma é baseada diretamente na tecnologia Alexa, fornecendo às empresas acesso à tecnologia de IA de voz de classe mundial e sempre em aprimoramento, personalizada com wake word, voz, habilidades e recursos exclusivos.

O assistente criado pela marca também coexiste e coopera perfeitamente com a Alexa tradicional, proporcionando aos clientes os benefícios de um assistente inteligente que é especialista em produtos e serviços da marca, enquanto Alexa oferece as experiências familiares que eles já conhecem. O Alexa Custom Assistant reduz o custo e a complexidade da construção de assistentes inteligentes em automóveis, eletrônicos de consumo, aplicativos móveis, propriedades inteligentes, videogames etc. A solução está disponível em países que já suportam a Alexa, inclusive no Brasil.

A presença de Alexa ao lado do assistente da marca também fornece aos clientes acesso a dezenas de milhares de habilidades e integrações da Alexa, como casa inteligente, entretenimento, curiosidades e jogos, compras, alimentos e bebidas, serviços de mobilidade e muitos outros

A montadora global Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é o primeiro cliente Alexa Custom Assistant e já iniciou o processo de planejamento para o desenvolvimento de um assistente inteligente da marca FCA para integração em modelos de veículos selecionados. O trabalho da empresa se baseia nas integrações existentes do Alexa em seus veículos em todo o mundo.

“Nossos clientes esperam se conectar facilmente com seus estilos de vida digital onde quer que estejam e hoje respondemos com planos para oferecer novas experiências inteligentes construídas na tecnologia de IA de voz da Alexa”, disse Mark Stewart, diretor de Operações da FCA na América do Norte. “Esperamos expandir a parceria com a Amazon e a integração do Alexa Custom Assistant em nosso sistema Uconnect, à medida que continuamos em nosso caminho para colocar as necessidades e expectativas do cliente no centro de tudo o que fazemos”, comentou.

Atalho

Construir um assistente inteligente é complexo, demorado e caro. Além disso, a taxa de inovação e mudança está acelerando e os assistentes estão sempre melhorando e ficando mais inteligentes, exigindo investimentos contínuos. O Alexa Custom Assistant resolve esse desafio, permitindo que as empresas aproveitem o stack de tecnologia da Alexa para criar o próprio assistente inteligente sem o alto investimento inicial, longos ciclos de desenvolvimento e recursos para construí-lo do zero e manter ao longo do tempo.

O Alexa Custom Assistant baseia-se no aprimoramento constante da compreensão da linguagem falada, roteamento de intenções e orquestração de respostas para fornecer uma interface natural, inteligente e conversacional. Wake words personalizadas são criadas usando o mesmo processo de última geração usado para desenvolver a wake word Alexa e implantadas por meio do mecanismo de wake word de alta precisão Alexa. Para criar respostas de voz naturais, cada marca pode escolher sua própria voz exclusiva. Os especialistas em ciências da voz de Alexa irão guiá-los ao longo do processo de gravação e desenvolver a voz usando algoritmos avançados de Machine Learning (ML). Finalmente, os desenvolvedores podem aproveitar os recursos pré-construídos do Alexa, como pesquisa local, clima, cronômetros e alarmes, para acelerar ainda mais o tempo de lançamento no mercado.

Uma característica única do Alexa Custom Assistant é que ele permite que o assistente da marca e a Alexa cooperem para atender ao pedido do cliente. Esse recurso é habilitado por IA avançada para garantir que cada solicitação seja encaminhada ao assistente que pode fornecer a experiência mais relevante e agradável.

Por exemplo, se um cliente pede a Alexa para abrir a janela de um carro ou como solucionar um problema de dispositivo, a solicitação será encaminhada para o assistente da marca. Se um cliente pedir ao assistente da marca para tocar um audiolivro, a solicitação será encaminhada para Alexa.

A presença de Alexa ao lado do assistente da marca também fornece aos clientes acesso a dezenas de milhares de habilidades e integrações da Alexa, como casa inteligente, entretenimento, curiosidades e jogos, compras, alimentos e bebidas, serviços de mobilidade e muitos outros.

Serviço
https://developer.amazon.com/en-US/alexa

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos