Informe aqui

Alunos de Engenharia desenvolvem soluções sustentáveis para energia e meio ambiente

Produção de biogás e análise de potencial energético estão entre os projetos apresentados por alunos do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo

Formandos em Engenharia Elétrica, Automação e Controle, Produção, Química, Civil, Materiais e Ciência da Computação do Centro Universitário FEI, desenvolveram soluções sustentáveis para problemas de diversos setores da sociedade. Todos os projetos foram exibidos recentemente durante o evento INOVAFEI (Exposição de Projetos de Formatura), no campus São Bernardo do Campo (SP).

Entre os destaques, alunos de Engenharia Química apresentaram um estudo e simulação da produção de biogás a partir da vinhaça para geração de energia limpa, reaproveitando um dos resíduos gerados pela indústria sucroalcooleira que pode causar problemas ambientais.

Outro grupo de formandos em Engenharia Química focaram seus estudos na produção de carvão ativado através da borra do café para tratamento de efluentes contaminados. O carvão produzido mostrou-se mais viável tecnicamente quando comparado aos carvões comerciais, alcançando alta capacidade de adsorção.

Já o projeto Saver, feito por estudantes de Engenharia Elétrica, é uma solução de IoT (Internet of Things) que analisa a viabilidade de utilização de energias renováveis por indústrias. Utilizando uma estação meteorológica em campo para coletar os dados específicos de cada microclima e uma interface gráfica para facilitar seu uso, o Saver facilita e agiliza a análise de potencial energético para o local.

Além desses, outros projetos com foco na saúde, agronegócio e mobilidades foram desenvolvidos pelos formandos e que foram avaliados por renomados profissionais da indústria durante o evento.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e oferece os cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão, Tecnologia e Engenharia; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos