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Afferolab se torna uma empresa data driven com apoio da Engineering

Em três meses, o squad de dados já implementou cerca de dez projetos de melhoria na Afferolab

Redução de horas a menos de 10 minutos nos processos e geração de novos produtos são alguns resultados da adoção do squad de dados da Afferolab. Empresa soma dez projetos em três meses para potencializar seus negócios e antecipa sua meta de 2021

A otimização de um processo que demorava 24 horas para cerca de 10 minutos é um dos resultados do squad de dados criado pela Afferolab, maior empresa de soluções de aprendizagem do Brasil, em conjunto com a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital.

Um exemplo de relatórios são os serviços de certificações que, agora, estão na nuvem e as informações são coletadas via robô, que cruza os dados das bases dos clientes da Afferolab com os órgãos regulamentadores  

Para tornar-se uma empresa Data-Driven, ou seja, ter uma base sólida de dados para a tomada de decisão, a criação de uma área dedicada a essa cultura tem o objetivo de gerar insights para melhorias de produtividade, como a automação de processos, e para a criação de novos produtos e modelos de negócios. A equipe, com cientistas de dados de ambas as empresas, atende todas as áreas da Afferolab e está atuando desde fevereiro deste ano.

Em três meses, o squad de dados já implementou cerca de dez projetos de melhoria na Afferolab. Dentre eles, a automação do serviço de RSVP (do francês, Répondez S’il Vous Plaît), que significa a confirmação da participação dos convidados em eventos e treinamentos num esquema de ligações no telefone, e-mail e mensagem de texto. Antes, este serviço demandava uma equipe que realizava, no máximo, 50 tentativas de ligações no dia. Hoje, um robô realiza 300 ligações em milésimos de segundos, de forma instantânea e simultânea.

O impacto do projeto de automação no negócio foi tamanho que a Afferolab está em processo de produtização deste robô de automação do serviço de RSVP. “Para empresas que organizam eventos de treinamentos de terceiros, como a nossa, ou são responsáveis pela confirmação da presença de milhares de pessoas em agendas, a automação deste serviço elimina as planilhas, os papéis e, principalmente, libera os colaboradores para atividades mais estratégias”, explica Thiago Françoso, Head of Data Science e Training Logistics na Afferolab.

De acordo com Françoso, a geração de novos produtos e modelos de negócios no portfólio da Afferolab era uma meta prevista para 2021. Mas, devido à pandemia em decorrência do Coronavírus, o objetivo foi antecipado para este projeto, e também está no radar da empresa a geração de leads em conjunto com a área de marketing da Afferolab.

Ainda nos ganhos de eficiência operacional com os projetos de squad de dados, a empresa de soluções de aprendizagem também automatizou seu processo de geração de relatórios. A Afferolab gera seis tipos de relatórios internos e externos, dos seus clientes, que demandavam em torno de 24 horas para serem produzidos. Hoje, esse tempo caiu para menos de 10 minutos.

Um exemplo de relatórios são os serviços de certificações que, agora, estão na nuvem e as informações são coletadas via robô, que cruza os dados das bases dos clientes da Afferolab com os órgãos regulamentadores. “A automação destes processos reduz as planilhas, os papéis, as pessoas na execução e, principalmente, a dualidade e os erros nas informações, trazendo velocidade, veracidade e confiabilidade nos dados dos relatórios”, complementa Thiago Mascarenhas, chefe de Data e Arquitetura na Engineering.

Ainda na esfera dos dados, a Engineering é responsável pelo Data Lake e sua estruturação – repositório que armazena e centraliza todos os dados gerados pela Afferolab e está baseando a tomada de decisão da empresa. “Incentivamos os colaboradores a aderirem a mentalidade orientada à dados para maximizar os resultados da operação e, também, descobrir novos modelos de negócios. Recentemente, realizamos em conjunto, uma PoC de ciência de dados para um dos maiores varejistas brasileiro por meio do nosso squad”, finaliza Thiago Mascarenhas, chefe de Data e Arquitetura na Engineering.

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