book_icon

A primeira experiência dos consumidores com 5G deverá ser em um evento esportivo

Segundo pesquisa encomendada pela Amdocs, mais da metade (56%) das operadoras de rede da América Latina planejam oferecer serviços de realidade aumentada em 5G para a transmissão de eventos esportivos, deixando os fãs mais próximos da experiência
A primeira experiência dos consumidores com 5G deverá ser em um evento esportivo

velocidade da 5GO 5G transformará a experiência esportiva dos torcedores em estádios e em casa, de acordo com pesquisa realizada pela Ovum para a Amdocs, fornecedora de software e serviços para empresas de comunicação e mídia.

Mais de três quartos (78%) das operadoras de rede na América Latina planejam utilizar realidade virtual (VR) e mais da metade (56%) planeja usar a realidade aumentada (AR) – ou ainda um híbrido dessas tecnologias – em 5G, para oferecer experiências de visualização mais ricas aos fãs, tanto em estádios esportivos como assistindo em casa. Com a possibilidade de velocidades até dez vezes mais rápidas e latência menor do que a 4G, o 5G abre possibilidades para novos tipos de entretenimento e experiências nos estádios. O público poderá, por exemplo, assistir a replays instantâneos e streams 360 graus ou ainda procurar estatísticas de jogadores através da tecnologia AR e VR, deixando-os ainda mais próximos e conectados à ação.

O 5G não é apenas uma nova tecnologia sem fio de um provedor de equipamentos de rede, é uma transformação fundamental de redes móveis, infraestrutura e modelos de negócios 

O 5G também transformará a experiência de assistir a esses eventos esportivos em casa, com 67% das operadoras latino-americanas planejando oferecer novos serviços de streaming de vídeo por assinatura e multitela de TV por assinatura. O 5G melhorará a qualidade da TV e do vídeo para dispositivos móveis e aumentará o alcance do conteúdo móvel disponível para o público, em uma variedade de dispositivos e serviços do consumidor.

A pesquisa entrevistou executivos C-level das 100 maiores operadoras do mundo, incluindo operadoras na América Latina. De acordo com a pesquisa, mais de 40% delas (44%), também pretendem possuir uma equipe esportiva na era 5G, à medida que procuram ampliar seu envolvimento no ecossistema esportivo. Isso provavelmente resultará em investimentos crescentes em conectividade e serviços 5G em estádios e grandes locais.

O público provavelmente não terá que esperar muito para experimentar 5G
Pode ser que os fãs da América Latina não tenham que esperar muito para desfrutar de melhores experiências nos esportes. Mais da metade (55%) das operadoras latino-americanas afirmam que os próximos grandes eventos esportivos estão influenciando seus cronogramas de lançamento 5G. A grande maioria (89%) planeja lançar serviços comerciais 5G até o final de 2020 e todos (100%) pretendem testar 5G em locais esportivos e eventos de eSports até o final do ano.

5G vai dar aos eSports uma atualização digital
Fãs de eSports – competições profissionais de videogame multiplayer – também terão experiências em 5G no futuro próximo. A grande maioria (89%) das operadoras latino-americanas planeja apoiar experiências eSports na era 5G, seja como transmissores dos eventos (78%), parceiros de tecnologia para organizadores desses eventos (56%) ou com planos muito mais ousados, incluindo patrocínio e compra de equipes (22%). A categoria de eSports está crescendo rapidamente em popularidade, com métricas de visualização, prêmios em dinheiro e patrocínios aumentando substancialmente ano a ano, sendo considerada até para se tornar uma nova disciplina
nas Olimpíadas de Paris em 2024.

Encorajando a adoção do 5G
Os consumidores que querem aproveitar o 5G precisarão de dispositivos que suportem essa velocidade. Para garantir a adoção generalizada dessa nova tecnologia de rede, 44% das operadoras latino-americanas disseram estar preparadas para subsidiar dispositivos de TV inteligente habilitados para 5G e um terço disse que subsidiaria
smartphones, laptops e fones de realidade aumentada habilitados para 5G.

“É essencial que as operadoras encontrem casos de uso bem-sucedidos para o 5G, dado os níveis de investimento. A pesquisa da Amdocs revelou que grandes eventos esportivos ao vivo podem ser a chave para a adoção do 5G pelos consumidores”, disse Gary Miles, diretor de marketing da Amdocs. “As operadoras identificaram esses eventos como o trampolim para o lançamento de toda uma gama de novos serviços interativos e imersivos. Isso dará aos consumidores o primeiro gosto real do que o 5G pode oferecer e permitirá que as operadoras mostrem as capacidades de suas redes de última geração. Também veremos as operadoras se tornarem parte integrante do crescimento do eSports, com o 5G abrindo as portas para futuras oportunidades de investimento e receita”.

Ed Barton, Analista Chefe de Consumo e Entretenimento da Ovum, acrescentou: “O 5G não é apenas uma nova tecnologia sem fio de um provedor de equipamentos de rede, é uma transformação fundamental de redes móveis, infraestrutura e modelos de negócios. Isso impulsionará a criação de novos aplicativos e serviços, que, por sua vez, exigirão novos modelos operacionais e de negócios, forçarão mudanças nas configurações de tecnologia das operadoras e enfatizarão a necessidade de integrar o novo com o antigo. Nossas discussões com as principais operadoras do mundo provam que essa já é uma jornada desafiadora. A indústria tem dois anos ou menos para acertar se quiser atingir um sucesso arrebatador”.

A Amdocs, empresa no fornecimento de software e serviços para empresas de comunicação e mídia de todos os tamanhos, acelerando a transformação digital dinâmica e contínua do setor. Com um rico conjunto de soluções inovadoras, relações comerciais de longo prazo com 350 fornecedores de comunicação e mídia e laços de tecnologia e distribuição para 600 criadores de conteúdo, a Amdocs oferece melhorias de negócios para impulsionar o crescimento.

Serviço
www.amdocs.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.