Gestão

A importância dos testes de energia e climatização nos data centers

Soluções da Aggreko para avaliar os sistemas garantem que o local é seguro e adequado e a infraestrutura apropriada para a função

O início da operação ou a ampliação de um data center exige que suas instalações sejam testadas periodicamente para garantir que a infraestrutura esteja compatível com as necessidades. Como as empresas que armazenam estes dados lidam com informações valiosas de seus clientes, os testes de energia e de climatização são imprescindíveis para a obtenção da certificação Tier e para garantir que o local é seguro e adequado às suas funções.

Ao somar tecnologia de ponta, frota moderna e equipe altamente capacitada, a Aggreko oferece as melhores soluções para realizar testes nos sistemas de energia e climatização em data centers usando bancos de cargas. Empresa global no fornecimento de energia modular móvel, controle de temperatura e serviços, a empresa avalia, por exemplo, se os aparelhos de ar condicionado conseguem manter a temperatura ideal diante do calor gerado no ambiente.

Como as empresas que armazenam estes dados lidam com informações valiosas de seus clientes, os testes de energia e de climatização são imprescindíveis para a obtenção da certificação Tier e para garantir que o local é seguro e adequado às suas funções  

De acordo com Mauro Regra, Gerente Brasil da área de Rental da Aggreko, a empresa também trabalha com planos de contingência. “Após avaliar os riscos do local, a equipe elabora um plano à prova de falhas, que pode ser colocado em prática no momento em que ocorrer alguma emergência. Caso a empresa não tenha este projeto de backup, a situação é rapidamente analisada e são tomadas as providências para restabelecer a energia e o resfriamento necessários para restaurar o fluxo de dados”, explica.

Para a realização de simulações que permitem obter a certificação Tier, a Aggreko segue critérios rigorosos. Um exemplo veio de uma grande empresa do interior de São Paulo. “Em menos de 24 horas, fornecemos 15 megawatts de carga para teste de geradores e equipamentos de ar condicionado. Para que isso fosse possível, levamos 60 bancos de carga de 100 kwatts para teste do sistema de ar condicionado e 3 bancos de carga de 3,3 megawatts para teste de geradores”, ressaltou Mauro.

Além de fazer os testes no local, outro diferencial importante da Aggreko é a realização de simulação de carga remota, alterando potências a distância, o que garante a eficiência do data center até mesmo em uma emergência sem funcionários por perto. Com isso, evita-se que a empresa tenha sua imagem arranhada e prejuízos financeiros e que o cliente final tenha perdas irreparáveis resultantes de eventuais danos aos dados armazenados.

Serviço
aggreko.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos