Artigos

A desigualdade no meio empreendedor

Sim, ela existe e é enorme. Responsável pela morte de muitos bons projetos e um limitador nas possibilidades de empreendedores natos começarem ou desenvolverem suas ideias. A desigualdade no meio empreendedor não é de fácil ou rápida solução.

Quando você não tem a possibilidade de se dedicar ao projeto porque tem responsabilidades financeiras que não podem ser adiadas, seja para se manter ou manter outras pessoas que dependem de você, sua competitividade fica comprometida.

Quando você não tem o currículo ou as conexões certas, fica mais difícil ter acesso a capital. Os pequenos empecilhos que se somam ao mundo de incertezas que é começar um projeto do zero faz com que startups promissoras morram por falta de fluxo de caixa.

Esse cenário cria uma imagem elitista do mundo de startups onde quem foi cercado de oportunidades desde sempre tem larga vantagem mesmo que algumas vezes não tenha a resiliência ou capacidade de execução que outro empreendedor menos favorecido tem.

Como acontece em outros setores, só existe uma alternativa para compensar essa desigualdade e criar um ambiente mais diversificado, fazer mais. A falta de representatividade só vai ser sanada quando mais empreendedores mostrarem que é possível chegar lá e ocupar o espaço. Cada um que consegue motiva centenas de outros a tentar um pouco mais, chegar mais perto e conseguir.

Por Fabiany Lima, à frente da Dilimatch

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos