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A automação da comunicação tem avanços

O CEO da Zenvia, Cassio Bobsin, fala sobre a adoção, o uso, a situação atual e as tendências de mercado e tecnológicas da plataforma de comunicação

O que é CPaas e como ela se insere nas diferentes áreas produtivas?
A Plataforma de Comunicação, ou CPaas, é a tecnologia que conecta os processos e sistemas das empresas com o consumidor por meio dos canais como SMS, voz e WhatsApp e envolve desde a integração por APIs até a gestão de campanhas, interfaces para atendimento humano e automação de comunicação por bots.

Qual aplicação é mais intensa?
A CPaas é muito usada no marketing, para campanhas multicanal e qualificação de leads por chatbots; no atendimento, para oferecer ao cliente uma experiência de múltiplos canais, combinando atendimento humano e chatbots. E, também, nas áreas de operação, para conectar diretamente o cliente a agendamento, rastreamento, cobrança, autorizações e alertas.

Quais são as tendências de CPaaS?
O SMS deve seguir como o canal mais utilizado; as empresas adotarão o WhatsApp na comunicação e integrarão voz em seus CRMs. Os chatbots também se mostram cada vez mais importantes, mas a disponibilidade do atendimento humano segue muito relevante para consumidor.

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