book_icon

Sua empresa está preparada para o 'apagão digital'?

Não é mais novidade que estamos vivendo em um cenário que se torna a cada dia mais digital. A tão esperada Transformação Digital para alguns segmentos da economia foi não somente antecipada com a chegada da pandemia, que mudou radicalmente, a vida do planeta, mas acelerada.
A migração repentina para o ambiente digital foi a estratégia adotada por diversos setores para sobreviver no mercado, mesmo que muitas empresas ainda estivessem tendo suas primeiras experiências neste formato. Mesmo diante de inúmeros desafios que a crise da Covid-19 insiste em impor à sociedade diariamente, a tecnologia tem sido uma “tábua de salvação” para muitos segmentos e uma forma de transpor as dificuldades em um cenário ainda incerto.
A tecnologia não só impactou diretamente o trabalho remoto nesse momento de isolamento social, mas se tornou nesses últimos 3 meses a única alternativa para que diversos profissionais e empresas mantivessem sua operação, escolas não paralisassem o ano letivo e consumidores de forma geral pudessem se divertir e com isso, a roda da economia continuasse a girar. Naturalmente, essa mudança de comportamento da sociedade levou a um aumento na ponta por serviços considerados essenciais, como energia elétrica e Internet.
Segundo a Anatel, no mês de março, quando teve início o período de quarentena, houve um aumento entre 40% e 50% na demanda de tráfego de dados em todo o país. Com isso, muitos consumidores notaram uma oscilação na velocidade de conexão com a internet ou mesmo ficaram sem serviço por horas, o que resultou em queixas e dores de cabeça para as operadoras e companhias relacionadas.
Esse fator obviamente levou a uma onda na queda de produtividade nos ambientes de trabalho que enfrentaram alguns transtornos: sem energia, sem internet, sem conexão, sem entregas. Nesse “Novo Normal” na vida dos brasileiros, o temor do chamado “Apagão Digital” bateu à porta e também começou a preocupar os fabricantes e fornecedores de toda a cadeia da indústria de serviços essenciais. No caso de energia elétrica, por exemplo, se antes o setor já se preparava para enfrentar os desafios considerados críticos, porém conhecidos e esperados, como a falta de energia em períodos sazonais do ano, provocada pelo excesso ou escassez de chuvas, hoje o cenário é de instabilidade pelo o que está por vir.
Seja qual for o nosso futuro próximo, o alerta foi dado e devemos em todas as instâncias da sociedade investir em infraestrutura para poder lidar com essa nova demanda que o Brasil ainda não estava preparado e garantir condições sustentáveis para a preservação e manutenção das atividades econômicas.
Os desafios do home office
Se antes a única preocupação do trabalhador era desempenhar a sua função tecnicamente a fim de atingir metas com maior produtividade, agora em home office, a infraestrutura também passou a fazer parte do desempenho profissional. Não percebemos, mas estamos frequentemente sujeitos a interferências que podem prejudicar ao fornecimento de rede elétrica e, consequentemente, a conexão de nossos dispositivos eletrônicos conectados à internet. Estamos preparados para essas quedas/faltas de energia e conexão em nossos home offices?
Antes da pandemia, a infraestrutura do ambiente de TI corporativo era responsabilidade dos gestores da área, mas hoje essa responsabilidade passou a ser dividida. O usuário é corresponsável pelas boas práticas do ambiente de trabalho, que envolvem disciplinas e uma lista de prevenções que devem ser checadas a fim de preservar e mitigar os prejuízos que os blecautes ou apagões digitais podem provocar. A questão a se considerar é como a infraestrutura do ambiente de TI, do mais simples ao mais complexo, será planejada e executada por empresas e pessoas a fim de caminhar alinhada aos objetivos de negócios que a Transformação Digital se propõe a entregar para a sociedade no pós-pandemia.
Por Pedro Al Shara,  CEO da TS Shara

[uam_ad id="491"]

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Leia nesta edição:

TECNOLOGIA

A evolução da Nuvem chega pela borda

CARREIRA

CIO: a batalha atual

SETORIAL | SAÚDE

Oportunidades em meio ao caos

Esta é para você leitor da Revista Digital:

SUSTENTABILIDADE

O lixo eletrônico é responsabilidade de todos

Abr | 2021 | #45 - Acesse:

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
Nome do Evento
SUMMIT
Brand do Evento
Icon Calendar

13 de Agosto de 2020

Icon Calendar

São Paulo / SP

Involves Experience

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat.

Acesse site do Evento
Nome do Evento
SUMMIT
Brand do Evento
Icon Calendar

13 de Agosto de 2020

Icon Calendar

São Paulo / SP

Involves Experience

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat.

Acesse site do Evento
Nome do Evento
SUMMIT
Brand do Evento
Icon Calendar

13 de Agosto de 2020

Icon Calendar

São Paulo / SP

Involves Experience

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat.

Acesse site do Evento