book_icon

88% dos millennials de TI esperam liberdade na criação de trabalhos

Empresas brasileiras com cultura de startup saem na frente na preferência da geração Y ou geração da internet
88% dos millennials de TI esperam liberdade na criação de trabalhos

Segundo pesquisa da Microsoft, os jovens millennials – também conhecidos como geração Y ou geração da internet, nascidos entre 1980 a 1995 – são grande influência em empresas de TI. Eles têm como objetivo priorizar a tecnologia em seus trabalhos e assim otimizar a transformação dentro da área. Com isso, os millenials realizam mudanças dentro da organização por meio de novas tecnologias, expansão de habilidades, procedimentos de trabalho, entre outras alterações.

Esses jovens também esperam que seus empregadores ofereçam liberdade na criação e execução dos trabalhos – ainda segundo a pesquisa, 88% dos millennials dizem que as políticas e procedimentos atuais de TI de suas organizações não permitem que usem a criatividade como desejam.

No Brasil, empresas com cultura de startup já têm essa percepção e inovaram na forma de atrair e reter os talentos dessa geração. A FCamara – empresa brasileira que transforma problemas de TI em soluções inovadoras – por exemplo, aposta em millenials para formar um “time de elite” inovador e vencedor. Já são mais de 500 colaboradores e sua maioria tem idades entre 20 e 30 anos – muitos já estão em cargos de liderança, independentemente da idade.

Brasileiras inovam para chamar a atenção dos millennials

A empresa está entre as 10 melhores PMES para se trabalhar pelo Ranking Love Mondays e já atendeu os maiores e-commerces do Brasil, entre eles: Netshoes, Walmart, e Riachuelo. “Apostamos em jovens millennials pois sabemos que eles são capazes de realizar um bom trabalho aliado a uma ótima gestão, assim como os mais experientes. Entendemos que o capital intelectual é fundamental para o crescimento de uma empresa e por isso pedimos que esses jovens colaboradores tenham muita força de vontade e curiosidade para descobrir o mundo. Durante todo o ano oferecemos diversos treinamentos e workshops, para ajudar ainda mais nas áreas de liderança, filosofia e gestão”, explica Fábio Camara, CEO da empresa.

Programa de Formação

Outro grande atrativo da empresa é o Programa de Formação. Por meio dele, novos talentos são selecionados para participar de um estágio remunerado de 3 meses, no qual são inseridos em projetos reais e solucionam desafios semelhantes aos que encontrariam na rotina de trabalho da empresa. Os trainees recebem treinamentos e orientações por meio de coaching filosófico ministrado por consultores da empresa e pelo próprio CEO. Os que finalizam o programa e se destacam são convidados a integrarem a equipe, sendo contratados efetivamente.

“Queremos treinar esses jovens talentos para formar times de sucesso. Na FCamara valorizamos a diversidade e trabalhamos de forma horizontal, incentivando as pessoas a crescerem pessoalmente e profissionalmente. Temos o compromisso de ter esses profissionais em nossa empresa pelo mínimo de 2 anos, pois acreditamos que esse tempo é um investimento positivo para os dois lados – a empresa que conta com a excelência do trabalho do candidato treinado e o profissional que sabe que está inserido em um ambiente onde suas ideias serão ouvidas e que ele encontra boas oportunidades de crescimento e desenvolvimento”, finaliza Camara.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.