Tendências

5G terá capacidade 40 vezes mais potente que 4G, diz Nokia

Análise realizada pela empresa destaca que rede oferecerá 99,9% de confiabilidade, além de baixa latência em escala

A 5G é a única tecnologia viável comercialmente capaz de proporcionar uma experiência de vídeo em realidade virtual verdadeiramente imersiva, em locais frequentados por grandes audiências. Segundo uma análise sobre a performance do 5G em redes reais realizada pela Nokia, a 5G terá a capacidade aumentada em 40 vezes, na comparação com o 4G, e oferecerá 99,9% de confiabilidade, além de baixa latência em escala, tal como demandada por um ambiente de Indústria 4.0.

Segundo a Nokia, operadoras e empresas podem se beneficiar dos estágios iniciais de implementação do 5G

Além disso, segundo a Nokia, a 5G deve reduzir, substancialmente, o custo-por-dispositivo, em casos como os de implementação de uma cidade inteligente, por abarcar milhões de dispositivos conectados, incluídos sensores de IoT.

Se o 5G promete transformar muitos aspectos relativos à maneira como vivemos e trabalhamos, provedores de serviços e empresas, por sua vez, desejam entender como a tecnologia corresponderá a suas necessidades específicas de negócio.

A pesquisa e a análise da Nokia mostram, ainda, como operadoras e empresas podem capitalizar resultados a partir de usos já existentes do 5G, rumo ao melhor retorno sobre investimento. Os planos de negócios incluem ‘5G to the Home’, com receita mensal, eventos com 5G e hotspots e ofertas de serviços como IVI (in-vehicle infotainment).

“As notícias têm focado as tecnologias de 5G que favorecem a performance de rede, mas é também importante discutir a maneira pela qual tais conexões, em banda larga e de baixa latência, serão convertidas em valor para o cliente. Com dois novos estudos publicados e com os Serviços de Aceleração em 5G, a Nokia mostra a operadoras e empresas o modo como podem se beneficiar dos estágios iniciais de implementação do 5G”, afirma Joe Madden, Analista Principal da Mobile Experts.

“Em nossos estudos, apresentamos novos dados sobre benefícios e oportunidades de negócio que são possíveis graças ao 5G. Com nossa plataforma de tecnologia end-to-end, 5G FIRST, e com os Serviços de Aceleração em 5G, temos uma oferta abrangente e que pode ser impulsionada, no sentido de auxiliar operadoras e empresas a entender o real valor do 5G para suas necessidades de negócio. Como trabalhamos em estreita ligação com nossos clientes, podemos ajudá-los a desenvolver seus negócios e, ainda, fazemos recomendações sobre investimentos, na trilha para o 5G”, afirma Harold Graham, diretor da área de negócios em 5G da Nokia.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos