book_icon

3 tendências em tecnologia que estão transformando a construção civil

Software para engenharia, realidade aumentada e impressão 3D são tendências para a área
3 tendências em tecnologia que estão transformando a construção civil

A evolução da tecnologia e as oportunidades de negócio dela decorrentes influenciam diretamente a produtividade em todos os setores da indústria. Na construção civil, não é diferente.

Software para engenharia, realidade aumentada e impressão 3D são tendências para a área

Estas inovações, que são tendências em tecnologia a transformar a forma de construir no Brasil e no mundo, serão apresentadas em 64 palestras gratuitas programadas para acontecer durante o São Paulo Expo. Veja abaixo:

Softwares para engenharia: Existem diversos softwares desenvolvidos com a finalidade de facilitar a elaboração e a gestão de projetos estruturais com ferramentas para o cálculo de estruturas, o desenho finais de engenharia, a antecipação na detecção de interferências, entre muitas outras.

O conceito mais recente é a tecnologia BIM (Modelagem de Informações da Construção) que concentra todas as informações referentes ao projeto em um só ambiente integrado que é acessado por todos profissionais envolvidos. Isso propicia economia de tempo e a redução dos custos, uma vez que todos os interessados podem extrair informações de acordo com suas necessidades para tomarem decisões mais assertivas e todas as alterações são atualizadas em tempo real.

A Trimble, por exemplo, aplica o conceito de BIM em soluções como o Tekla Structures 2017 e Tekla Structural Designer 2017 que permitem, segundo a empresa, uma redução de até 30% os gastos com projetos. As duas soluções são utilizadas para a criação e gestão de informações detalhadas em modelos estruturais em 3D altamente construtivos, independentemente da complexidade material ou estrutural, que acompanham desde o projeto conceitual até a fabricação, construção e o próprio gerenciamento da construção.

Realidade Aumentada: Na construção civil, a realidade aumentada oferece uma experiência única de visualizar em tamanho real cômodos – até um prédio inteiro – antes mesmo da obra começar. Basicamente, a realidade aumentada é criada por meio de software capaz reproduzir um objeto virtual em 3D a partir de um objeto real que contém alguma marca de referência. Para visualizar o objeto virtual é preciso “olhar” por uma câmera ou dispositivo (smartphones, tablets e etc).

“É uma tendência que veio para ficar”, afirma o Marcelo Dadian, diretor da Suahouse.com que acrescenta: “os profissionais atentos à tecnologia são capazes de oferecer ao mercado um diferencial significativo e uma imagem de inovação frente à concorrência”.

Em 2010, Dadian estava na equipe da construtora Rossi que entrou para o Guinness World Records por ter criado o maior marcador de realidade aumentada do mundo. A tecnologia foi usada para projetar, em tamanho real, um modelo tridimensional de um prédio comercial que seria construído.

Impressão 3D: A impressão de objetos 3D já não é novidade para a maioria das pessoas. Mas a possibilidade de imprimir uma casa inteira ainda parece obra de ficção. Não é. Em março, uma empresa russa trouxe para a nossa realidade a construção de uma residência inteira de 38 m² feita menos de 24 horas.

Aqui no Brasil, a dona da startup Urban 3D, Anielle Guedes, desenvolveu uma tecnologia que imprime moldes 3D de vigas, paredes e etc de concreto. Todo o conceito para a construção de residências aplica ainda outras tecnologias como robótica, internet das coisas e softwares avançados de gestão. A ideia da empreendedora é diminuir o déficit habitacional no mundo.

Para participar do evento, o profissional precisa se credenciar antecipadamente no site, como visitante, gratuitamente. As vagas são limitadas até 70 pessoas por palestra e serão preenchidas por ordem de chegada no local.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.