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Estudo aponta oportunidades em gestão de contratos para o setor jurídico

Pesquisa da IDC encomendada pela Docusign mostra que apesar de 94% dos entrevistados afirmarem utilizar ferramentas de gestão de acordos, 36% não estão satisfeitos com as soluções

 

Estudo aponta oportunidades em gestão de contratos para o setor jurídico

O estudo “Desafios das áreas jurídicas na gestão eletrônica de contratos nas empresas” da IDC, com patrocínio da Docusign, empresa global de assinatura e gestão inteligente de documentos, aponta que as empresas brasileiras já possuem grande conhecimento acerca de plataformas de gestão de contratos, porém há uma demanda latente por inovação dessas ferramentas dentro do contexto de processos empresariais.

Realizado entre fevereiro e maio deste ano, com empresas e escritórios do segmento jurídico, divididas em 50 a 4.999 funcionários; e também grandes corporações, com mais de 5 mil funcionários, o estudo revela avanços nos investimentos em Transformação Digital estimulados pela Docusign, companhia pioneira na categoria de Intelligent Agreement Management (IAM).

Na América Latina, os softwares de gestão de acordos têm transformado completamente os negócios, desde o gerenciamento de dados até a experiência do cliente

Com o registro de investimento de US$ 50 bilhões em tecnologia no ano de 2023, segundo a IDC, o setor jurídico aponta potencial de crescimento ainda neste ano, principalmente em digitalização, visando a otimização dos processos jurídicos. Apesar de 94% dos entrevistados afirmarem utilizar ferramentas de gestão de acordos, 36% dos respondentes consideram que as soluções atuais atendem parcialmente às suas necessidades – sendo que, ao analisar esse dado por tamanho de empresa, 41,5% das companhias com 50 a 4.999 funcionários, e 29,2% das grandes empresas, com mais de 5 mil funcionários, responderam que estão parcialmente satisfeitas.

“O momento é muito importante para o crescimento do segmento de gestão de contratos eletrônicos no mundo jurídico. O estudo da IDC ressalta boas oportunidades, pois há o entendimento real sobre como as tecnologias aprimoram os processos e oferecem melhores respostas ao mercado e clientes”, ressalta Heitor Miranda, gerente jurídico sênior Latam da Docusign. “Além disso, seguimos comprometidos em oferecer soluções que ajudem o setor com mais confiança e simplicidade. O novo Docusign IAM com o uso de Inteligência Artificial e o Docusign CLM são exemplos de como o segmento jurídico pode usufruir de boa tecnologia para simplificar o cotidiano, transformando processos tradicionais com maior celeridade e destravar o poder dos contratos para ganho aos negócios”, observa.

Segurança é a principal preocupação

Entre os principais pontos de atenção identificados pelo estudo da IDC, destacam-se a preocupação com segurança, citada por 47% dos participantes; requisitos legais complexos, mencionados por 35%, que dificultam a implementação e o uso das plataformas devido às exigências regulatórias; o desconhecimento, a resistência e os obstáculos, como a integração entre sistemas legados, apontado por 33% dos participantes. Outro dado importante identificado pelo estudo é que 71% dos escritórios jurídicos que ainda não utilizam essas soluções pretendem implementá-las em breve; e 69% dos decisores de TI desses escritórios demonstram clareza e familiaridade com essas tecnologias. Isso reforça que a gestão eletrônica de contratos é vista não apenas como uma tendência, mas também como uma necessidade estratégica das empresas, que valorizam a inovação e digitalização de seus processos, aliadas à agilidade na tomada de decisão e maior eficiência operacional.

Tendências no segmento

A IDC estima que o mercado de Tecnologia e Comunicação continuará se mantendo acima da expectativa de crescimento econômico no Brasil, com previsão de crescer 5,2% em 2024, enquanto o segmento de TI B2B deve atingir um crescimento de 8,7% em 2024, em função de necessidades de infraestrutura e o avanço das aplicações na nuvem (SaaS e PaaS) e a busca por serviços de tecnologia. Esse aumento das aplicações na Nuvem está relacionado à nova categoria de Software como Serviço (SaaS) criada pela Docusign: o Intelligent Agreement Management (IAM). Essa nova plataforma ajuda as organizações a melhorarem a eficiência em todo o processo de gestão dos acordos e contratos por meio do uso de inteligência artificial, que analisa o conteúdo, prazos, cláusulas de riscos, entre outros pontos dos contratos.

Avanços da digitalização

Para a IDC, a Transformação Digital das empresas é impulsionada pelo uso crescente de softwares que auxiliam na criação, gestão e armazenamento de documentos digitais e tecnologias emergentes. Na América Latina, os softwares de gestão de acordos têm transformado completamente os negócios, desde o gerenciamento de dados até a experiência do cliente. A Transformação Digital, conhecida como “Digital First”, prioriza o uso de serviços digitais em detrimento aos serviços analógicos. Ainda de acordo com o relatório, há potencial de crescimento da digitalização das empresas brasileiras: em média, as companhias no Brasil acreditam que, já em 2024, cerca de 30% de suas receitas virão de produtos/serviços digitais ou habilitados digitalmente. Neste mesmo ano, é esperado que um total de US$ 2,9 bilhões seja direcionado para soluções e serviços relacionados a Big Data & Analytics, representando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

Atributos mais valorizados pelos participantes:

– A agilidade nos processos é valorizada por 64% dos usuários, evidenciando a importância da rapidez na tramitação de documentos e decisões.

– A redução de custos operacionais é reconhecida por 61%, apontando para uma gestão financeira mais eficiente.

Recursos essenciais para a adoção de plataformas de gestão de contratos:

– Segurança (83%).

– Integração com Assinatura Eletrônica (53%).

 

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