book_icon

Remessas globais de PCs somaram quase 69 mi no terceiro trimestre, diz IDC

Mesmo com a recuperação da economia e integração de recursos de IA nos equipamentos mais recentes, as remessas de PCs tradicionais apresentaram queda de 2,4% no período

Remessas globais de PCs somaram quase 69 mi no terceiro trimestre, diz IDC

Embora a economia global mostre sinais de recuperação, as remessas mundiais de PCs tradicionais caíram 2,4% ano a ano para 68,8 milhões de unidades, durante o terceiro trimestre de 2024 (3T24), de acordo com resultados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC. Fatores como aumento de custos e reposição de estoque levaram a um aumento nas remessas no trimestre anterior, resultando em um ciclo de vendas um pouco mais lento.

“A demanda, sem dúvida, voltou para PCs entre consumidores e compradores comerciais”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa da Worldwide Mobile Device Trackers da IDC. “No entanto, grande parte da demanda ainda estava concentrada no nível básico, graças à recuperação da economia e à temporada de volta às aulas na América do Norte. Dito isso, espera-se que os PCs AI mais recentes, como os PCs Copilot + da Qualcomm, juntamente com os chips equivalentes da Intel e da AMD, bem como os Macs baseados em M4 esperados da Apple, impulsionem o segmento premium nos próximos meses”, completou.

A demanda comercial fora do setor educacional também permaneceu forte, pois muitas empresas começaram a atualizar seus PCs em preparação para o fim do suporte ao Windows 10

“Embora esperemos que a IA atinja a onipresença em algum momento no final desta década, o aumento em direção ao mercado de massa levará mais tempo do que o esperado, até 2026”, afirmou Linn Huang, vice-presidente de Pesquisa de Dispositivos e Monitores. “O próximo ano e a mudança serão em grande parte sobre o desenvolvimento de software, casos de uso e públicos-alvo para esse hardware habilitado para IA”, completou.

A demanda comercial fora do setor educacional também permaneceu forte, pois muitas empresas começaram a atualizar seus PCs em preparação para o fim do suporte ao Windows 10. Mercados-chave, como o Japão, cresceram dois dígitos durante o 3T24 e estão liderando essa transição, mas a IDC espera que outros mercados sigam o exemplo nos próximos trimestres. Enquanto isso, a Apple tinha uma forte base de comparação no 1T24 e ano a ano antes do lançamento de seus novos produtos.

“Após dois trimestres de crescimento moderado, o mercado está respirando antes de entrar no período de compra de final de ano”, disse Bryan Ma, vice-presidente da Worldwide Device Trackers da IDC. “Os riscos negativos permanecem no atual ambiente geopolítico, mas achamos que há vantagens suficientes no próximo ano para elevar o mercado a um crescimento modesto de um dígito”, afirmou.

No ranking dos fabricantes no 3T24, a Lenovo encabeça a lista com remessas de 16,5 milhões de unidades, um crescimento de 3% em comparação ao mesmo período do ano passado. A HP ocupou a segunda posição, com 13,6 milhões de PCs, um crescimento modesto de 0,4%; a Dell Technologies ficou na terceira posição, com 9,8 milhões, uma queda de 4% em comparação ao terceiro trimestre de 2023.

A Asus e a Apple dividiram a quarta posição, praticamente empatadas. A Asus apresentou vendas de 5,5 milhões de unidades, um aumento de 10% em compração ao mesmo período do ano passado, enquanto as remessas da Apple somaram 5,3 milhões, uma queda de 24%. A Acer ficou com a quinta colocação, com remessas de 4,5 milhões de unidades, um crescimento de 4,4%.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.