book_icon

Especialistas do IEEE destacam principais tendências tecnológicas para 2025 no Futurecom

Avanços em IA, Segurança Cibernética, Gêmeos Digitais, Internet das Coisas (Iot) e Robótica estão entre as principais tendências tecnológicas para 2025

Especialistas do IEEE destacam principais tendências tecnológicas para 2025 no Futurecom

Desenvolvimento das aplicações da Inteligência Artificial (IA), Digital Twin (Gêmeos Digitais), Internet das Coisas (IoT) ​​e Robótica, entre outras tecnologias, em diferentes setores da economia, principalmente da indústria; as mais recentes inovações na prevenção e resolução de situações decorrentes de catástrofes e os novos conhecimentos em segurança cibernética são alguns dos temas apresentados por especialistas do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), organização profissional técnica global dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, no estande G69 na Futurecom.

Um dos participantes, Euclides Chuma, membro sênior do IEEE e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aborda o uso da IA, da automatização e da Mobilidade Aérea Avançada (AAM) na prevenção e resolução de adversidades decorrentes de catástrofes. Com a ocorrência, frequente, de eventos climáticos extremos, o trabalho de especialistas do IEEE no Brasil e no mundo torna-se ainda mais imprescindível.

As tecnologias têm facilitado o desenvolvimento e a manutenção de infraestruturas urbana, industrial e ambiental, melhorando a qualidade de vida de populações 

“As tecnologias têm facilitado o desenvolvimento e a manutenção de infraestruturas urbana, industrial e ambiental, melhorando a qualidade de vida de populações. Engenheiros têm usado Internet das Coisas (IoT), IA, sensores e sistemas 5G para integrar e monitorar serviços essenciais”, comenta Chuma. Ele também destaca que, em situações emergenciais, veículos automatizados serão cada vez mais utilizados. A exemplo, a Mobilidade Aérea Avançada (AAM), tecnologia que oferece sistemas de transporte aéreo sem necessidade de controle humano, foi desenvolvida para realizar missões complexas, como resgates em desastres naturais e combate a incêndios.

Esther Colombini, membro do IEEE e professora de Robótica e Inteligência Artificial e vice-diretora do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destaca o uso da IA de forma ética e inclusiva com o foco na promoção da sustentabilidade.

“São muitos os desafios globais. E a IA deve ser usada para favorecer a todos e ser um recurso na construção de um futuro mais justo e próspero. Sua aplicação deve ter o propósito de bem-estar social”, enfatiza Colombini.

No mesmo debate, estarão Marcos Simplicio, sênior do IEEE e professor de engenharia de Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (poli-USP); Rosa Correa, membro do IEEE, Pesquisadora do Grupo de Robótica, Controle e Processos Minerais do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e professora do Programa de pós-graduação na Proficam e Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Pará (UFPA); e Cristiane Pimentel, membro sênior do IEEE e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que falará sobre Digital Twin e Inteligência Artificial na área da saúde “que são algumas das tecnologias que mais se destacarão na área da saúde, pois seus benefícios envolvem a melhoria de diversos procedimentos médicos; a redução de custos, o monitoramento e a prevenção de doenças”, afirma a especialista.

Simplício fala sobre um assunto de grande relevância: como melhorar a segurança cibernética em um mundo interconectado. “Esse é um tema de interesse de toda a sociedade. Vamos conversar com o público sobre o que é criptografia pós- quântica. E porque tantos cientistas estão dedicados a pesquisar criptografias resistentes a ataques com Computação Quântica por hackers”, afirma. Rosa Correa deve abordar a necessidade de maior investimento na indústria 4.0. Para inovar na produção industrial e se manter eficiente, é preciso usar as tecnologias digitais e criar fábricas inteligentes. “Em nosso bate-papo, vamos ver como a robótica, a IA e o controle da automação estão melhorando os processos produtivos. E como o IEEE tem contribuído ativamente para a pesquisa e a padronização em robótica e automação, proporcionando melhores práticas e padrões técnicos”, diz Rosa.

Digital Twin impulsiona progresso com sustentabilidade
A participação dos especialistas do IEEE no Futurecom continuou no dia 9, as 11h na Arena Enterprise IT. Cristiane Pimentel fez palestra sobre o tópico “Transformação digital por meio de Gêmeos Digitais”. “O Digital Twin é uma das tecnologias que mais crescerá. A estimativa é de uma taxa anual de mais de 33% entre 2024 e 2032. Um dos seus benefícios é a Transformação Digital com sustentabilidade”, comenta Cristiane, que realiza pesquisas relevantes com o uso de Digital Twin e IA na prevenção, no diagnóstico e nos tratamentos em diferentes áreas da medicina.

Medalha de Honra do IEEE
O IEEE acaba de anunciar aumento no Prêmio da Medalha de Honra para US$ 2 milhões em 2025, tornando-o um dos maiores prêmios monetários na área de engenharia e tecnologia. Essa iniciativa sem precedentes visa reconhecer e recompensar o impacto que os inovadores têm na sociedade global.

Serviço
www.ieee.org
www.futurecom.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.