A gestão da conectividade móvel tem adquirido outros contornos na busca por evolução e otimização. Os chips dos celulares são um exemplo. Seu modelo mais conhecido, o físico, é inserido nos aparelhos e cada unidade estava atrelada a uma operadora específica. No entanto, sua versão mais atualizada, o eSIM, já é virtual, acoplada aos smartphones e pode acumular mais de uma linha telefônica. Conforme estudo da Juniper Research, o eSIM vem ganhando cada vez mais adeptos, que deve chegar a 3,4 bilhões em 2025.
Visto o número bastante expressivo, o eSIM já é uma realidade no portfólio da Allcom Telecom, empresa americana atuante no mercado de M2M e IoT. “O eSIM se destaca pela flexibilidade, eliminando a necessidade de cartões SIM físicos e permitindo a gestão remota de múltiplas conexões”, destaca o CEO da Allcom Telecom, Marcio Fabozi.
A inclusão do recém-lançado eSIM dois meses após o início da atuação da Allcom como MVNO (Operadora de Rede Móvel Virtual) reforça a posição da empresa como líder em conectividade no mercado de M2M e IoT, proporcionando soluções otimizadas para os setores de utilities, cidades inteligentes, telemetria, vídeo telemetria, meios de pagamento e o mercado automotivo. No ecossistema IoT, o eSIM oferece escalabilidade, redução de custos operacionais e segurança reforçada. Além disso, é uma solução certificada pela GSMA (GSM Association), associação que apoia mais de 750 operadoras e fabricantes de telefonia móvel de 220 países do mundo e regulamenta mundialmente tecnologias celulares estabelecendo padrões confiáveis para a indústria que utiliza o padrão GSM (Global System for Mobile Communications).
Possibilidades no setor de telecomunicações
No dia a dia dos usuários, os avanços refletem na facilidade na hora de contratar uma linha telefônica, bastando acesso à internet para ativar o eSIM, cujo passo a passo vai de acordo com cada empresa. Já para o setor de telecomunicações, essa solução pode integrar-se com outras.
Assim, em um único ecossistema, o virtual, garante-se uma maior capacidade de gerir a conectividade, o que pode facilitar também na personalização dos serviços. “Com o eSIM integrado à nossa já conhecida plataforma de gestão da conectividade multirrede, o Allmanager, ampliamos ainda mais a nossa capacidade de oferecer soluções robustas e personalizadas para grandes players do mercado, além de continuar na vanguarda da inovação tecnológica. Desta forma conseguimos atender qualquer que seja o formato do simcard, seja ele de plástico ou eletrônico”, observa o executivo.
Nesse sentido, o eSIM também pode otimizar outras possibilidades de conectividade, como a Internet das Coisas (IoT), setor este que a Allcom Telecom tem foco de atuação e já conta com 4 milhões de dispositivos conectados em sua base.
“A Allcom Telecom tem como foco estratégico continuar sendo um dos principais facilitadores da transformação digital na América Latina, colaborando diretamente com empresas que necessitam de soluções confiáveis e seguras para gestão de dados e conectividade”, finaliza Fabozi, à frente da empresa que este ano registrou um crescimento de mais de 30% em suas operações.
A área de atuação da Allcom envolve também soluções para transações financeiras através de meios de pagamentos em pontos de venda (POS), automação industrial, carro conectado, agronegócio e segurança. Além desses serviços de referência, a Allcom também vem operando com destaque para os mercados de utilities e smart cities, com o fornecimento de serviços públicos inteligentes; telemetria e vídeo-telemetria, com o monitoramento remoto de dispositivos por meio de várias tecnologias de comunicação, como celular, LORA, SIGFOX, satélites e Redes Privativas 4G LTE e 5G, todos gerenciados por uma única plataforma de gestão, o Allmanager.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo