book_icon

Experiência e criatividade humanas ainda são essenciais na era da IA, diz Gartner

A GenAI gerará novas funções em engenharia e operações de software, exigindo que a força de trabalho em engenharia seja aprimorada, mas não substituída por máquinas

Experiência e criatividade humanas ainda são essenciais na era da IA, diz Gartner

Até 2027, a IA generativa (GenAI) gerará novas funções em engenharia e operações de software, exigindo que 80% da força de trabalho de engenharia seja aprimorada, de acordo com o Gartner. “Afirmações ousadas sobre a capacidade da IA levaram à especulação de que a IA poderia reduzir a demanda por engenheiros humanos ou até mesmo suplantá-los completamente”, disse Philip Walsh, analista principal sênior do Gartner. “Embora a IA transforme o futuro papel dos engenheiros de software, a experiência e a criatividade humanas sempre serão essenciais para fornecer software complexo e inovador”, afirmou.

Os analistas do Gartner esperam que a IA afete a função de engenharia de software de três maneiras:

Para apoiar os engenheiros de IA, as organizações precisarão investir em plataformas de desenvolvedor, que ajudarão as organizações a criar recursos com mais eficiência e integrar a IA em soluções corporativas em escala

No curto prazo, a IA operará dentro dos limites

As ferramentas de IA gerarão aumentos modestos de produtividade, aumentando os padrões e tarefas de trabalho existentes do desenvolvedor. Os benefícios de produtividade da IA serão mais significativos para desenvolvedores sêniores em organizações com práticas de engenharia maduras.

A médio prazo, o surgimento de agentes de IA ultrapassará os limites

Os agentes de IA transformarão os padrões de trabalho do desenvolvedor, permitindo que os desenvolvedores automatizem e descarreguem totalmente mais tarefas. Isso marcará o surgimento da engenharia de software nativa de IA, quando a maior parte do código será gerada por IA em vez de de autoria humana.

“Na era nativa da IA, os engenheiros de software adotarão uma mentalidade de ‘IA em primeiro lugar’, onde se concentram principalmente em direcionar os agentes de IA para o contexto e as restrições mais relevantes para uma determinada tarefa”, disse Walsh. Isso tornará a engenharia de prompt de linguagem natural e as habilidades de geração aumentada por recuperação (RAG) essenciais para engenheiros de software.

A longo prazo, os avanços na IA quebrarão fronteiras e marcarão a ascensão da engenharia de IA

Embora a IA torne a engenharia mais eficiente, as organizações precisarão de engenheiros de software ainda mais qualificados para atender à crescente demanda por software habilitado para IA.

“A construção de software habilitado para IA exigirá uma nova geração de profissionais de software, o engenheiro de IA”, disse Walsh. “O engenheiro de IA possui uma combinação única de habilidades em engenharia de software, ciência de dados e IA/aprendizado de máquina (ML), habilidades que são procuradas”, observou.

De acordo com uma pesquisa do Gartner realizada no quarto trimestre de 2023 entre 300 organizações dos EUA e do Reino Unido, 56% dos líderes de engenharia de software classificaram o engenheiro de IA/aprendizado de máquina (ML) como a função mais procurada para 2024 e classificaram a aplicação de IA/ML a aplicativos como a maior lacuna de habilidades.

Para apoiar os engenheiros de IA, as organizações precisarão investir em plataformas de desenvolvedor de IA. As plataformas de desenvolvedor de IA ajudarão as organizações a criar recursos de IA com mais eficiência e integrar a IA em soluções corporativas em escala. “Esse investimento exigirá que as organizações aprimorem as equipes de engenharia de dados e engenharia de plataforma para adotar ferramentas e processos que impulsionem a integração e o desenvolvimento contínuos de artefatos de IA”, disse Walsh.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.