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Segurança cibernética movimentou US$ 21 bi no segundo trimestre, diz Canalys

O mercado mundial de tecnologia de segurança cibernética cresceu 9,9% ano a ano no período, ligeiramente abaixo da previsão da Canalys, mas mostrando que ainda é prioridade nas empresas

Segurança cibernética movimentou US$ 21 bi no segundo trimestre, diz Canalys

Os gastos com segurança cibernética foram impulsionados por negócios maiores no 2º trimestre de 2024, à medida que os fornecedores se concentraram na venda cruzada de suas plataformas. Isso ocorre apesar dos clientes examinarem os orçamentos e demorarem mais para assinar os negócios devido à incerteza macroeconômica contínua. A perturbação política das eleições em todo o mundo também afetou os gastos no setor público. No entanto, o mercado mundial de tecnologia de segurança cibernética cresceu 9,9% ano a ano, para US$ 21,1 bilhões. Esse crescimento, embora ligeiramente abaixo da previsão do melhor caso da Canalys, destaca a priorização contínua da segurança cibernética.

Os 12 principais fornecedores se beneficiaram mais com os clientes que deram os primeiros passos para a transição para as plataformas. Coletivamente, eles representaram 53,2% dos gastos totais no 2º trimestre de 2024, acima dos 51,9% do ano passado. A Palo Alto Networks (+11,2%) ampliou sua participação e lierança de mercado, impulsionada pela adoção de seu Prisma Cloud, Cortex para SecOps, software de segurança de rede e SASE. A aquisição dos ativos QRadar da IBM ajudará a impulsionar sua estratégia de plataforma.

Selecionar a plataforma de fornecedor certa para construir seus negócios será uma das maiores decisões de longo prazo que os parceiros de Canal precisam tomar, porque o cenário competitivo do fornecedor mudará drasticamente nos próximos três anos

A Fortinet (+11,1%) ficou em segundo lugar. Seu crescimento voltou a acelerar no segundo trimestre, à medida que seu pivô para SecOps e SASE impulsionou seus resultados, enquanto surgiram sinais de uma recuperação de firewall. A Microsoft (+18,6%) continuou a ganhar participação ao se concentrar na adoção da plataforma por meio da habilitação da licença E5. A Cisco (+5,3% excluindo a Splunk) concluiu a aquisição da Splunk, aumentando sua abordagem de plataforma. A CrowdStrike (+33,2%) obteve ganhos com a adoção de sua plataforma Falcon pelos clientes, embora as repercussões da interrupção de 19 de julho prejudiquem seus resultados futuros.

“As organizações estão rearquitetando suas pilhas de TI para Nuvem e, mais recentemente, para IA. Eles também devem rearquitetar sua segurança cibernética para aumentar sua resiliência e combater o aumento de ataques de ransomware”, disse Matthew Ball, analista-chefe da Canalys. “Os fornecedores estão posicionando suas plataformas de segurança cibernética para reduzir a complexidade dos clientes, consolidando produtos pontuais redundantes e legados. Mas isso também reduz a resiliência das organizações, aumentando a dependência de menos fornecedores. É necessária uma abordagem equilibrada”, afirmou.

Mas as plataformas são mais do que apenas as soluções de um único fornecedor que a maioria dos fornecedores está promovendo hoje, com recursos e funções de produtos expandidos em segurança cibernética. “Os fornecedores de plataforma devem ter uma estratégia de integração em primeiro lugar, suportando uma ampla gama de ISVs e simplificando a aquisição de vários fornecedores. Eles devem apoiar e permitir um ecossistema expandido de parceiros transacionais e orientados por serviços, particularmente GSIs, MSSPs, MSPs e novos tipos de parceiros, como seguradoras cibernéticas. Eles também devem recompensar seus parceiros pela inovação e criação de valor que, em última análise, impulsionam a demanda dos clientes por sua plataforma”, disse Ball.

A adoção da plataforma mudará a forma como os clientes descobrem e compram tecnologia de segurança cibernética e como eles são suportados por meio de serviços. Os parceiros de Canal continuarão a desempenhar um papel vital para fornecedores e clientes durante e após essa transição. Selecionar a plataforma de fornecedor certa para construir seus negócios será uma das maiores decisões de longo prazo que os parceiros precisam tomar, porque o cenário competitivo do fornecedor mudará drasticamente nos próximos três anos.

 

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