book_icon

Bahia aprimora serviços ao cidadão com infraestrutura de software Red Hat

Soluções foram fornecidas para modernizar a arquitetura e plataforma de governo digital do Governo Estadual por meio de soluções abertas, consultoria e capacitação

 

Bahia aprimora serviços ao cidadão com infraestrutura de software Red Hat

O Governo do Estado da Bahia está comprometido em transformar a experiência do cidadão por meio da democratização dos processos digitais. A fim de dar sequência ao desenvolvimento digital do Estado, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e a Red Hat firmaram uma parceria para modernizar a infraestrutura de software do BA.GOV.BR e sua arquitetura. Em menos de 12 meses, os serviços digitais prestados ao cidadão baiano, contemplando suporte e operações técnicas, para uma plataforma mais robusta, inovadora e flexível que, atualmente, conta com 460 serviços online, 5,4 milhões de cidadãos cadastrados e mais de 23 milhões de atendimentos.

Para realizar a migração de serviços da antiga plataforma SAC Digital para a estrutura integrada ao BA.GOV.BR, a Prodeb fez uso de recursos técnicos, iniciativas de treinamento e programas de consultoria e planejamento nas etapas de implementação do projeto. Utilizando soluções como Red Hat 3Scale API Management, o Red Hat Openshift Container Platform e o Red Hat Technical Account Management, o órgão modernizou sua estrutura digital, substituindo o antigo gateway de tecnologias mistas por uma base padronizada de provisionamento e governança. A partir da integração dos fluxos e simplificação de processos, a instância de governo conseguiu fazer mais, utilizando menos recursos, trazendo uma uma economia de R$ 6 milhões no período de cinco anos.

A parceria com a Red Hat permitiu ampliar e melhorar o atendimento ao cliente ao mesmo tempo em que aperfeiçoamos nossos processos internos

Além dos ganhos de eficiência, agilidade e previsibilidade com a adoção de soluções abertas, funcionários do Prodeb também foram beneficiados pela parceria com a líder de soluções abertas. Capacitações de tecnologia e treinamentos especializados foram fundamentais para aprimorar a sinergia entre equipes de profissionais que se tornaram mais produtivos e independentes para o desenvolvimento de aplicações e resolução de incidentes. A soma desses resultados práticos com a qualificação de times técnicos culminou em uma cultura integrada e responsiva, fornecendo as melhores respostas aos desafios contemporâneos de TI.

Eficiência, transparência e previsibilidade

Segundo Rodrigo Silva, executivo de vendas para o Setor Público da Red Hat, a padronização de tecnologias transformou todo o ecossistema da instância de governo. “Por meio da adoção de metodologias modernas de tecnologia aberta, como o DevSecOps, a Prodeb consolidou sua estratégia de governo digital em uma plataforma de arquitetura aberta, desacoplada e baseada em microsserviços. Ademais, o uso do Red Hat OpenShift para orquestração de containers em conjunto com do Red Hat 3Scale para gestão de APIs trouxe benefícios expressivos ao órgão, como a implementação de CI/CD (Integração e Entrega Contínuas), permitindo maior agilidade na entrega de novas funcionalidades e na atualização dos serviços digitais.”, disse.

Para Paulo Ceschin, líder de vendas para o Setor Público da Red Hat, um dos diferenciais do projeto foi realizar a transição de plataforma sem comprometer os serviços disponíveis para o cidadão. “A migração foi realizada de forma incremental, em etapas, com o objetivo de promover a transferência de conhecimento para a equipe da Prodeb e, ao mesmo tempo, consolidar uma cultura de trabalho colaborativa, sem interromper a prestação de serviços à população no processo. A ampliação e aperfeiçoamento do superaplicativo para o domínio Gov.br reafirma o compromisso do Governo da Bahia com o cidadão que agora dispõe de plataforma mais rápida, resiliente e inteligente para desburocratizar sua vida”, afirmou.

De acordo com José Muniz Rebouças, Diretor-Executivo da Prodeb, a parceria consolidou a posição do Governo da Bahia como uma das referências na governança digital. “A parceria com a Red Hat permitiu ampliar e melhorar o atendimento ao cliente ao mesmo tempo em que aperfeiçoamos nossos processos internos. Prova disso é que nos últimos anos, o Estado da Bahia aparece entre os cinco estados brasileiros com melhor avaliação no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, feito pela Abep-TIC”, declarou.

Ainda neste ano, a Prodeb implementará melhorias à plataforma, adicionando novos componentes e mais modalidades de atendimento. Também, seguindo seu processo de expansão de digitalização de serviços, novos serviços dos órgãos do Estado serão implementados, consolidando cada vez mais o hub de soluções para o cidadão. Além disso, o órgão já está integrando e padronizando todos os sites de diferentes instâncias de governo no domínio BA.GOV.BR com o objetivo de criar mais assertividade, produtividade e organização no funcionalismo público.

Em 2025, o Prodeb utilizará soluções como o Red Hat Ansible e o Red Hat OpenShift AI para automatizar tarefas e trazer a inteligência artificial para os serviços digitais prestados pelo governo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.