A IBM anunciou a conclusão de sua mais recente expansão do IBM Quantum Data Center em Poughkeepsie, Nova York (EUA), que opera o maior número de computadores quânticos em escala de utilidade disponível em um único local no mundo. Esses sistemas fazem parte dos mais de uma dúzia de computadores quânticos oferecidos a clientes globais por meio da Nuvem da IBM.
Para avançar em sua missão de trazer computação quântica útil para o mundo, a IBM investiu pesadamente na implementação de arquiteturas avançadas de hardware quântico. Introduzido pela primeira vez no final do ano passado, o processador IBM Quantum Heron foi implementado no Quantum Data Center global da IBM em Poughkeepsie.
Agora disponível por meio da Nuvem, o sistema baseado em Heron da IBM oferece uma melhoria de até 16 vezes no desempenho e um aumento de 25 vezes na velocidade em relação aos computadores quânticos anteriores da IBM, conforme medidos há dois anos. Além dos dois computadores baseados no IBM Heron agora disponíveis, os sistemas adicionais dentro do IBM Quantum Data Center em Poughkeepsie agora são todos capazes de operar no nível de escala de utilidade: o ponto em que os computadores quânticos podem executar circuitos quânticos com mais precisão do que os computadores clássicos que os simulam. Por sua vez, isso abre a possibilidade de explorar novos territórios computacionais para usuários globais que estão impulsionando a descoberta de novos algoritmos quânticos que desbloquearão a vantagem quântica.
Os usuários da IBM agora estão aproveitando os recursos de desempenho aprimorados do IBM Heron e dos sistemas de escala de utilitário da IBM para criar algoritmos quânticos para seus setores com o Qiskit, a pilha de software quântico da IBM, que foi construída para simplificar a programação de computadores quânticos.
“Desde que a IBM disponibilizou o primeiro computador quântico na Nuvem em 2016, quebramos barreiras em hardware e software quânticos para construir nossa maior e mais alta frota de sistemas quânticos acessíveis globalmente”, disse Jay Gambetta, vice-presidente da IBM Quantum. “Nosso Data Center quântico em Poughkeepsie é o epicentro desses esforços, com mais organizações em todo o mundo usando nossos sistemas aqui no Vale do Hudson para explorar problemas relevantes para o setor em hardware quântico real. À medida que continuamos a expandir nossos computadores quânticos em Poughkeepsie e globalmente, trabalharemos com nossa rede de mais de 250 organizações para acelerar o ritmo da descoberta na computação quântica”, completou.
Recentemente, a IBM publicou evidências de que o Qiskit é o software quântico líder e de melhor desempenho. Esses avanços agora estão permitindo o surgimento de um ecossistema global de software e serviços quânticos, incluindo ofertas no Catálogo de Funções Qiskit de startups como Algorithmiq, Q-CTRL e Qedma para abstrair a complexidade de gerenciar o desempenho de sistemas quânticos; bem como ferramentas do QunaSys e Q-CTRL para ajudar os usuários a explorar mais facilmente os problemas de química e otimização. Essas ferramentas são projetadas para facilitar a construção e a execução de algoritmos quânticos em escala de utilidade que podem abrir a porta para a computação quântica útil.
Fortalecida pela estreita comunicação com os formuladores de políticas federais e do estado de Nova York, a IBM planeja continuar a atualizar e expandir seu IBM Quantum Data Center em Poughkeepsie à medida que avança em seu Roteiro de Desenvolvimento Quântico para estender a complexidade e o tamanho das cargas de trabalho quânticas que os usuários podem executar. O data center de Poughkeepsie continuará a servir como um hub global para a Quantum Network da IBM, à medida que a empresa amplia sua frota mundial de sistemas, incluindo o segundo IBM Quantum Data Center, que será inaugurado em breve em Ehningen, Alemanha.
Além da computação quântica, a IBM planeja continuar a nutrir o ecossistema de tecnologia mais amplo em Nova York para desbloquear novas descobertas e oportunidades em semicondutores, nuvem híbrida e Inteligência Artificial.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo