Após se tornar a primeira provedora de Data Center de hiperescala na América Latina a ter 100% do consumo de energia de seus Data Centers no Brasil provenientes de usinas de geração renovável nas quais possui participação, a Odata anuncia a ampliação do suprimento de energia eólica provinda do Complexo Eólico Assuruá IV (212 MW), situado em Xique-Xique, na Bahia. Essa expansão é resultado de um novo acordo com a Serena Energia, empresa global e referência no fornecimento de energia renovável, e representa um aumento no volume contratado de 135%, contribuindo para que a rápida expansão de sua infraestrutura de Data Centers ocorra com suprimento de energia totalmente renovável.
Essa parceria entre Odata e Serena reforça a sinergia entre as empresas em prol da sustentabilidade. A colaboração abriu portas para esta nova etapa da operação da empresa de data centers, que possui previsão de conclusão com o cumprimento de determinadas condições precedentes usuais. Esse é mais um passo da Odata para reforçar sua missão de proporcionar a melhoria da infraestrutura digital com os mais elevados padrões de sustentabilidade.
Segundo Ricardo Alário, CEO da Odata, essa expansão da parceria foi pensada justamente para reforçar o compromisso da empresa com o ESG, uma vez que a companhia tem trabalhado na construção e ampliação de novos data centers no Brasil. “O nosso compromisso com a sustentabilidade é um pilar fundamental da ODATA. Fomos o primeiro fornecedor de data center de hiper escala no Brasil a ter 100% do consumo a partir de investimento direto em fontes renováveis. Estamos felizes por essa solução estar sendo adotada pela indústria, contribuindo significativamente para a transformação do país em um hub estratégico e ecológico para o setor de data centers. Essa ampliação da parceria com a Serena fortalece o nosso compromisso e nos posiciona de maneira competitiva no mercado global”, afirma.
O novo acordo demonstra a expertise da Serena em fornecer soluções em energia renovável para data centers, considerando a alta demanda de energia impulsionada pela computação em Nuvem e Inteligência Artificial (IA).
“Iniciamos essa parceria em 2023 e agora temos o orgulho de poder ampliá-la, e auxiliar a ODATA a cumprir seus compromissos de sustentabilidade.”, afirma Fabiana Pasquot Polido, diretora de Operações Estruturadas das Américas, da Serena. “Este acordo não apenas fortalece nossa presença no mercado de data centers, mas também demonstra nosso compromisso contínuo em fornecer soluções de energia limpa e confiável que atendam às demandas crescentes do setor”, completa.
“Imaginamos um futuro em que o Brasil não só se destacasse no mercado global de data centers, mas também se tornasse uma alternativa viável e sustentável para o crescimento exponencial da demanda por capacidade. Ao incorporar uma fonte de energia limpa e autossuficiente, não apenas reduzimos nossa pegada de carbono, mas fortalecemos o nome do Brasil como referência mundial em sustentabilidade”, ressalta Alário.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo