book_icon

Low-code surfa na onda da IA trazendo agilidade, mostra Outsystems

A combinação de IA e Low-code proporciona enormes sinergias, permitindo o desenvolvimento de aplicações inteligentes e personalizadas, além de facilitar decisões mais eficientes

Low-code surfa na onda da IA trazendo agilidade, mostra Outsystems

A OutSystems, provedora global de plataforma Low-code, participa do evento Gartner CIO & IT Executive Conference 2024 (23 a 25/9), em São Paulo, apresentando insights sobre o futuro do desenvolvimento de software com a integração de Inteligência Artificial (IA) e tecnologias Low-code. Com o tema “O Futuro do Desenvolvimento: IA e Low-Code para Alta Produtividade e Inovação Contínua”, Rodrigo Soares, Solution Architect Manager Latam da OutSystems, abordou em sua palestra a evolução da IA e as novas oportunidades de negócios e estratégias, impulsionando a eficiência e produtividade nas organizações. A combinação de IA e Low-code proporciona enormes sinergias, permitindo o desenvolvimento de aplicações inteligentes e personalizadas, além de facilitar decisões mais eficientes.

De acordo com Soares, essa é uma combinação robusta que está transformando a maneira como as empresas desenvolvem e implementam aplicações de missão críticas de maneira ágil, segura e inovadora. Além disso, a união entre IA e Low-code acelera o desenvolvimento de soluções que promovem a inovação contínua e aumentam a competitividade das empresas.

“A adoção da IA ainda representa um desafio para muitas organizações, mas a OutSystems acredita que a combinação de IA com plataformas Low-code oferece uma abordagem simplificada e eficaz para essa transformação. A capacidade de implementar soluções personalizadas, automatizar tarefas e melhorar a experiência do cliente coloca as empresas em uma posição de destaque em um mercado cada vez mais digitalizado”, afirmou Soares.

Crescimento exponencial

Carlos Sapateiro (foto), country leader no Brasil da Outsystems, comentou que o segmento de Low-code apresenta um crescimento exponencial no mercado nacional, as empresas cada vez mais têm procurado a Outsystems para entender como a solução agrega valor aos negócios, proporcionando agilidade e ganho de produtividade com o desenvolvimento Low-code. “Quando o cliente nos procura, geralmente há um movimento reprimido na TI, por conta da alta demanda e da velocidade do go-to-market que as empresas precisam imprimir. Dentro desse cenário, os clientes buscam a maior agilidade que o Low-code pode oferecer. Entramos no cliente tanto parta modernizar seu legado quanto para possibilitar o desenvolvimento de novas aplicações com agilidade. Conseguimos acelerar o desenvolvimento, reduzindo essa demanda reprimida da TI e ajudando também a área de negócios”, afirmou Sapateiro.

Segundo o executivo, antes a demanda vinha quase sempre da área de TI do cliente, mas hoje se nota que as áreas de negócios estão procurando fornecedores para adotr soluções. “A área de negócios percebeu que precisa ser ágil e trazer valor à empresa. Assim, a área de negócio também nos procuram, pois o business está dentro dessas áreas, e eles necessitam dessa agilidade que o Low-code traz. Muda o approach, pois a linguagem não pode ser tão técnico, mas mostrando o valor comercial que a solução vai trazer”, explicou Sapateiro.

O modelo de negócios da Outsystems prevê a venda direta e com parceiros de negócios. “Trabalhamos com parceiros, que agregam valor ao projeto. A ideia é trabalharmos juntos na solução. Nossos parceiros têm diversos perfis, alguns tem um perfil mais de integração, outros em serviços de suporte e temos revendas com foco mais em governo. Esses parceiros, em conjunto com nosso time de Soluções de Arquitetura, buscam desenvolver sempre a melhor solução para o cliente final. Em alguns casos não há o parceiro, fazemos a venda direta. Mas a participação de parceiros é importante, pois proporciona maior capilaridade à nossa atuação”, explica Sapateiro.

Em sua opinião, 2025 será um ano promissor para o Low-code, o que está de acordo com as projeções do Gartner. “As empresas cada vez mais buscam ganho de eficiência e redução de custos, agregando valor ao negócio. O Low-code vem muito ao encontro disso. Em outubro, a Outsystems realizará seu evento ONE – Outsystems NextStep Experience em Amsterdam (Holanda), onde deveremos apresentar novidades em tecnologia Low-code e nos prepararmos para o próximo ano”, finalizou Sapateiro.

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.