Uma nova previsão do estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC mostra que as remessas de dispositivos de computação pessoal devem crescer 2,6% ano a ano em 2024, para 398,9 milhões de unidades. O mercado tradicional de PCs permanecerá estável em 2024, com 261 milhões de unidades enviadas, enquanto o mercado de tablets deve crescer 7,2% ano a ano (137,9 milhões), à medida que um ciclo de atualização e investimentos em projetos devem impulsionar o mercado.
Para PCs tradicionais, espera-se que o mercado global, excluindo a China, cresça 2,8% em 2024, à medida que a China continua sofrendo com uma confluência de desafios macroeconômicos, incluindo alto emprego juvenil, deflação e um mercado imobiliário tumultuado. No entanto, as preocupações econômicas da China impactaram amplamente apenas o mercado de PCs, já que a demanda por tablets provou ser mais resiliente graças aos esforços da Huawei.
“O primeiro semestre de 2024 mostrou como alguns dos fornecedores de Android têm sido agressivos na competição no mercado de tablets, maximizando as oportunidades de demanda sustentável por tablets em regiões emergentes como Ásia/Pacífico (excluindo Japão), República Popular da China (RPC) e Europa Central e Oriental. Espera-se que as taxas de adoção aumentem no curto prazo, à medida que o mercado continua a evoluir com novos modelos de tablets com chips atualizados, telas maiores e conectividade. E o ciclo de substituição de dispositivos só vai impulsionar ainda mais o crescimento”, disse Anuroopa Nataraj, analista sênior de Pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “No entanto, a longo prazo, o potencial de crescimento para o mercado de tablets permanece estável, desafiado por smartphones mais poderosos e funcionalidade limitada em comparação com os PCs”, completou.
Enquanto isso, os PCs devem crescer 4,3% ano a ano em 2025, já que o fim do suporte ao Windows 10 impulsionará um ciclo de atualização, principalmente entre os compradores comerciais. No entanto, espera-se que isso também apresente uma oportunidade para a Apple ganhar participação marginal – crescendo de 9,1% em 2024 para 9,7% em 2025 e 10,2% em 2026 – à medida que as empresas usam o ciclo de atualização do PC para migrar alguns fluxos de trabalho para o Mac.
A IA continua a desempenhar um papel fundamental na formação do cenário de PCs, aumentando a produtividade e a experiência personalizada do usuário. Olhando para o futuro, espera-se que a América do Norte, os principais países da Ásia/Pacífico (RPC, Índia, Japão) e alguns países da Europa Ocidental liderem a adoção de PCs com IA, embora isso seja em grande parte impulsionado pela necessidade de novos PCs, em oposição a uma necessidade específica de PCs com IA.
“Embora a IA tenha sido uma palavra da moda ultimamente, ela ainda não foi um impulsionador de compras entre os compradores de PCs”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa da Worldwide Mobile Device Trackers. “As empresas certamente reconhecem a importância da IA, embora muitas lutem para ver o caso de uso imediato e, em vez disso, estejam optando por PCs de IA como um meio de se preparar para o futuro. Enquanto isso, os consumidores ainda não compreenderam totalmente a importância de uma Unidade de Processamento Neural (NPU) integrada e provavelmente precisarão de mais educação ou apoio dos OEMs. Dito isso, a inclusão de uma NPU e os primeiros requisitos de hardware para casos de uso de IA estão levando a mais dispositivos premium que tendem a incluir mais memória e armazenamento, o que deve levar a um aumento nos preços médios de venda (ASP) nos próximos anos.
Embora as perspectivas de curto prazo para PCs de IA permaneçam modestas, a tendência de longo prazo, sem dúvida, aponta para um ataque de PCs de IA, à medida que a inclusão de uma NPU se propaga para PCs de nível inferior e a oferta eventualmente se encontra em uma posição em que a produção de processadores sem uma NPU se torna proibitiva em termos de custo.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo