A pesquisa de mercado no Brasil vem passando por atualizações significativas, refletindo a rápida evolução tecnológica e as mudanças no comportamento do consumidor. A pesquisa digital vem se consolidando a cada dia mais, uma vez que grande parte da população já possui um celular com rede móvel e mais de 90% dos domicílios têm acesso à internet no País. Além disso, a expansão do WhatsApp contribuiu de forma considerável para reduzir o uso do e-mail, à medida que o aplicativo se torna a principal ferramenta de comunicação para muitos usuários.
Com o avanço das tecnologias digitais, as metodologias de pesquisa estão mais eficientes e acessíveis, permitindo coletar dados com mais precisão e agilidade, inclusive em tempo real. As empresas estão utilizando ferramentas de big data e inteligência artificial para obter análises mais detalhadas sobre as preferências dos consumidores, sem contar a velocidade que a IA proporciona na execução das tarefas.
Inovação tecnológica
Entre as principais inovações e tendências estão análise preditiva, chatbots de coleta de Dados, metodologias Ágeis que fornecem feedbacks instantâneos, gamificação, captação multicanal, análise visual de vídeos e imagens enviadas pelos respondentes com o uso de IA, integrações de Dados entre redes sociais, Analytics e e-commerce, além de Realidade Virtual para simulação de ambientes, testes de produtos e experiências de compras.
A personalização também tem se tornado essencial para uma compreensão mais profunda do mercado. Por isso, as empresas e instituições de pesquisa estão investindo em metodologias que capturam a diversidade cultural e regional do Brasil, para criar estratégias mais direcionadas e eficazes.
Como eu costumo dizer, é preciso tratar a Inteligência Artificial como um ser humano e treiná-la assim como você capacitaria um novo integrante de sua equipe. Dessa forma, é possível integrar as novas ferramentas nos processos organizacionais para oferecer análises mais precisas e confiáveis. Isso ajuda a tomar decisões estratégicas que atendam melhor às necessidades desse mercado cada vez mais competitivo.
Por Claudio Vasques, CEO e fundador da Brazil Panels.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
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