book_icon

Linux Foundation anuncia adesão do free5GC à sua comunidade de código aberto

O free5GC é um projeto de código aberto para redes de núcleo móvel de quinta geração (5G), com o objetivo de implementar a rede principal 5G (5GC) definida no 3GPP Release 15

Linux Foundation anuncia adesão do free5GC à sua comunidade de código aberto

A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos para a inovação em massa por meio do código aberto, deu as boas-vindas à chegada do free5GC à sua comunidade. O free5GC é um projeto de código aberto para redes de núcleo móvel de quinta geração (5G), com o objetivo de implementar a rede principal 5G (5GC) definida no 3GPP Release 15 (R15) e além. O free5GC se junta à Linux Foundation com o apoio da National Yang Ming Chiao Tung University (NYCU), Chunghwa Telecom, Pegatron Corporation, Zero One Tech e Saviah Technologies.

O primeiro software de rede central 5G de código aberto do mundo, o free5GC foi desenvolvido em 2019 por uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung (NYCU) em Taiwan, liderada pelo professor Jyh-Cheng Chen. A intenção original era oferecer recursos à comunidade acadêmica para pesquisas relacionadas a redes de comunicação. Dada a compatibilidade do software de código aberto com qualquer telefone celular ou estação base desenvolvido seguindo o padrão internacional 5G, ele tem sido utilizado em testes de produtos e testes de prova de conceito (POC) em todo o setor em todo o mundo.

Como o primeiro software de rede central 5G de código aberto, o free5GC já fez avanços significativos na pesquisa acadêmica e no desenvolvimento de produtos em todo o mundo

“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas ao free5GC na Linux Foundation, pois representa um marco significativo em nossos esforços contínuos para impulsionar a inovação aberta no espaço de telecomunicações”, disse Arpit Joshipura, gerente-geral de Networking, Edge e IoT da Linux Foundation. “O free5GC traz uma solução de rede central 5G robusta e de código aberto que se alinha com nossa missão de promover a colaboração e a padronização em todo o setor. Essa colaboração capacitará organizações de todos os tamanhos a alavancar o potencial transformador do 5G com uma solução de rede central transparente, escalável e econômica”, afirmou.

Sob a Linux Foundation, a missão do free5GC de desenvolver software de rede principal 5G permanece. No entanto, ingressar na Fundação fornecerá governança adicional para apoiar essa missão, incluindo a formação do Comitê de Direção Técnica (TSC) para gerenciar toda a supervisão técnica, documentação, teste, integração e a criação de outros artefatos que auxiliam no desenvolvimento, implantação, operação ou adoção do código. Além disso, o free5GC já estava integrado a projetos da Linux Foundation, como ONAP e Nephio, sob vários projetos e iniciativas de PoC, e espera-se que a transição do projeto para o LF fortaleça e aprofunde essas integrações com uma solução de núcleo 5G flexível e modular, fornecendo os recursos de núcleo 5G necessários para suportar fatiamento de rede, orquestração de serviços e automação.

“Como fundador do free5GC, estou animado com a adesão deste projeto à Linux Foundation”, disse Jyh-Cheng Chen, reitor da Faculdade de Ciência da Computação da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung (NYCU). “Essa colaboração não apenas aprimorará o desenvolvimento de uma rede principal 5G de código aberto, mas também permitirá um envolvimento e inovação mais amplos da comunidade. Ao nos alinharmos com o extenso ecossistema da Linux Foundation, podemos acelerar a evolução das tecnologias 5G e até 6G, garantindo transparência, flexibilidade e escalabilidade para organizações em todo o mundo”, completou.

A mudança do free5GC para a Linux Foundation marca um momento crucial para o setor de telecomunicações. Como o primeiro software de rede central 5G de código aberto, o free5GC já fez avanços significativos na pesquisa acadêmica e no desenvolvimento de produtos em todo o mundo. Essa integração simplificará ainda mais a implementação de tecnologias 5G em vários setores, capacitando as organizações a experimentar, inovar e implementar soluções de rede avançadas. A governança adicional e o suporte da comunidade por meio da Linux Foundation promoverão uma colaboração mais forte, tornando as redes principais 5G mais acessíveis e econômicas, ao mesmo tempo em que impulsionam novas inovações. Essa transição fortalece o impacto do free5GC, posicionando-o como um facilitador crítico no ecossistema 5G global.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.