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Estudo IBM-Oracle revela como o RH pode moldar o futuro do trabalho

Apenas 65% dos executivos dizem que suas organizações capacitam as pessoas a trabalhar em colaboração com IA generativa e automação de forma moderada ou significativa

Estudo IBM-Oracle revela como o RH pode moldar o futuro do trabalho

O mundo do trabalho está passando por uma transformação significativa devido aos rápidos avanços em IA e automação. Como resultado, os líderes empresariais estão reavaliando suas estratégias de força de trabalho para avançar nesse cenário em mudança. Um novo estudo global do IBM Institute for Business Value, em parceria com a Oracle, revelou as principais preocupações enfrentadas pelos executivos pesquisados em torno do futuro do trabalho, incluindo a necessidade de uma base focada em habilidades e uma estratégia bem definida.

O desenvolvimento de habilidades de IA e a capacitação da força de trabalho para usar a IA é um imperativo de negócios crescente. De acordo com uma pesquisa da IBM divulgada no início deste ano, 64% dos CEOs pesquisados dizem que o sucesso com a IA generativa depende mais da adoção das pessoas do que da própria tecnologia. No entanto, mais da metade das organizações pesquisadas (62%) dizem que a falta de experiência é uma barreira para a execução de sua estratégia de IA e automação de forma moderada ou significativa hoje.

A adoção da IA está em ascensão no mundo do trabalho e em sua força de trabalho – cabe aos líderes de RH definir e defender esses casos de uso, construir uma força de trabalho pronta para o futuro que esteja equipada para trabalhar com novas tecnologias

Apesar de sua importância, os executivos atualmente classificam a alfabetização em IA em oitavo lugar na lista dos recursos mais críticos da força de trabalho, e apenas 65% dos executivos pesquisados dizem que suas organizações capacitam as pessoas a trabalhar em colaboração com IA generativa e automação de forma moderada ou significativa. Até 2026, espera-se que a alfabetização em IA suba ao topo da lista de capacidades críticas da força de trabalho; 78% dos entrevistados esperam que suas organizações capacitem as pessoas a trabalhar em colaboração com IA generativa e automação de forma moderada ou significativa.

Os líderes de RH contribuem para a estratégia de futuro do trabalho de sua organização, mas não há um número suficiente deles no “banco do motorista”. Apenas um em cada cinco (20%) executivos entrevistados diz que o RH é dono do futuro da estratégia de trabalho em sua organização hoje. Os líderes de RH são percebidos como atores coadjuvantes quando se trata de desenvolver a estratégia de futuro do trabalho de suas organizações, com 74% dos executivos pesquisados relatando que o RH apoia a estratégia ou é um dos muitos atores-chave.

Mas, com sua perspectiva única e compreensão da cultura organizacional, necessidades da força de trabalho, desenvolvimento de habilidades e gerenciamento de mudanças, os líderes de RH estão bem posicionados para assumir um papel de liderança na estratégia de futuro do trabalho de sua organização. Aqui estão algumas ações a serem consideradas:

Construa uma cultura pronta para o futuro que incentive a experimentação: a cultura de uma organização é a base para o futuro do trabalho. Os líderes de RH devem incentivar a colaboração com novas ferramentas e tecnologias, ou uma abordagem de “aprender fazendo”, que capacita os funcionários a assumir riscos aceitáveis e desenvolver habilidades fundamentais de IA e até mesmo novos casos de uso para IA. Na verdade, a pesquisa da IBM mostra que as organizações que constroem uma base focada em habilidades para IA generativa hoje estão prontas para mudar à medida que surgem novas oportunidades.

Dê voz à sua força de trabalho na estratégia do futuro do trabalho: ao incentivar o diálogo aberto e criar uma plataforma para os funcionários compartilharem sugestões, os líderes de RH podem transformar o feedback dos funcionários em estratégias e iniciativas que moldam o futuro do cenário de trabalho da organização. Capacitar os funcionários a assumir um papel ativo na formação de como o trabalho é feito, dadas as novas tecnologias e abordagens, pode aumentar seu senso de propriedade, motivação, valor e compromisso com o sucesso da organização.

Impulsione a transformação tecnológica e defenda a adoção de casos de uso de IA: os líderes de RH têm uma oportunidade única de impulsionar a transformação tecnológica e a adoção de casos de uso de IA, aproveitando sua experiência em plataformas de gerenciamento de capital humano, ferramentas de inteligência de negócios, plataformas de aprendizado e muito mais. Isso não é apenas no domínio de RH, considerando que essas plataformas e ferramentas afetam todas as partes interessadas da organização – desde o desempenho diário até o potencial, crescimento e agilidade. Para liderar efetivamente essa transformação, os líderes de RH podem assumir um papel ativo na avaliação do impacto da tecnologia na força de trabalho, quantificando seus efeitos e se preparando para as mudanças que ocorrerão. Isso envolve dividir o processo de transformação em etapas menores e mais gerenciáveis, alinhadas com as necessidades da força de trabalho para apoiar as metas organizacionais.

O futuro

Os líderes de RH podem impulsionar o crescimento defendendo os casos de uso de IA de RH de maior crescimento em que os executivos estão investindo. O novo estudo descobriu que os executivos pesquisados esperam um aumento significativo na adoção de automação e IA para RH transacional, com um aumento de 63% de hoje até 2026.

E olhando para o futuro, os executivos pesquisados indicam que estão investindo em processos de negócios e casos de uso que elevam a experiência do funcionário, incluindo crescimento na carreira, transparência salarial e aprendizado contínuo. Até 2026, espera-se que a estratégia da força de trabalho e o planejamento de sucessão tenham um aumento de 21% na adoção, a equidade salarial e a transparência tenham um aumento de 11% e o aprendizado contínuo tenha um aumento de 9%. Quase 60% dos executivos pesquisados em todos os casos de uso estão confiantes de que podem escalar essas atividades de IA em toda a empresa nos próximos dois anos.

A adoção da IA está em ascensão no mundo do trabalho e em sua força de trabalho – cabe aos líderes de RH definir e defender esses casos de uso, construir uma força de trabalho pronta para o futuro que esteja equipada para trabalhar com novas tecnologias e desenvolver sua estratégia de futuro de trabalho para posicionar suas organizações para o sucesso.

 

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