A Danone, empresa global de alimentos e bebidas, anunciou que firmou uma colaboração de longo prazo com a Microsoft para integrar a Inteligência Artificial (IA) em todas as operações da corporação globalmente. Por meio dessa colaboração, as empresas pretendem lançar a Academia de IA Danone Microsoft, dedicada a capacitar Danoners (pessoas que trabalham na companhia) e garantir que recebam treinamentos de aprendizagem sobre ferramentas digitais impulsionada pela IA necessárias para prosperar na nova economia.
“Nossa colaboração com a Microsoft acelerará nossa transformação em IA, nos fornecendo as ferramentas, tecnologia e expertise para explorar novas fronteiras na análise de dados, eficiência operacional e engajamento com nosso público consumidor. Trabalhar em conjunto não se trata apenas de tecnologia; é sobre promover uma cultura de aprendizado contínuo, inovação e desempenho em toda a nossa organização”, afirmou Juergen Esser, vice-presidente executivo do Grupo Danone e responsável pelas áreas de Finanças, Tecnologia e Dados.
Essa iniciativa se baseia no recentemente lançado programa “DanSkills” da Danone, que visa capacitar e atualizar cerca de 100 mil Danoners para os empregos do futuro e atrair novos talentos. Atualmente, 50 mil colaboradores da Danone já utilizam a IA em suas atividades diárias, utilizando ferramentas como o Microsoft Copilot.
A Academia de IA tem como objetivo oferecer uma ampla variedade de oportunidades de aprendizado, projetadas para aprimorar a expertise em IA em toda a organização, beneficiando todo o quadro de funcionários. Isso inclui iniciativas adaptadas a diferentes áreas para garantir uma cobertura abrangente de treinamento.
“A Danone está olhando para o futuro e compreendendo o papel que a IA desempenhará não apenas na transformação de sua organização, mas também no mundo. Temos entusiasmo em poder realizar apoio na promoção da inovação, no aprimoramento da eficiência operacional e na tomada de decisões baseada em dados em todas as funções da companhia. Com a futura Academia de IA Danone Microsoft, pretendemos capacitar a força de trabalho da Danone com as ferramentas e a expertise necessárias para se destacar em uma economia impulsionada pela IA”, disse Hayete Gallot, Vice-Presidente Corporativa de Soluções Comerciais da Microsoft.
Por meio da colaboração com a Microsoft e outras instituições, a Danone pretende criar um ambiente de capacitação dinâmico e inclusivo, que evolua de acordo com as necessidades da força de trabalho. O programa também visa promover a colaboração e a inovação, reforçando o compromisso da Danone em Danoners com habilidades essenciais em IA e preparar a empresa para os desafios futuros.
Capacitação
A colaboração com a Microsoft visa capacitar a Danone com soluções de IA de ponta e desenvolver novos projetos com uso dessas ferramentas para todas as funções da empresa. Inicialmente, as empresas explorarão a criação de uma cadeia de suprimentos habilitada para IA para:
• Aumentar a eficiência operacional, permitindo uma abordagem mais inteligente e responsiva para gerenciar logística e manufatura por meio de previsões preditivas, ajustes em tempo real e operações otimizadas.
• Desenvolver a duplicação digital (processo de adquirir conhecimentos e competências relacionados ao uso e aplicação de tecnologias) para habilidades essenciais, auxiliando na tomada de decisões baseada em dados nas equipes de Compras, Produção e Distribuição da Danone.
“Aqui no Brasil tivemos o prazer de participar de um AI Learning Expedition Day no Microsoft Technology Center (MTC), em São Paulo. Foi uma experiência imersiva, onde exploramos as últimas inovações em inteligência artificial, incluindo iniciativas conjuntas entre Microsoft e Danone em nível global para o futuro da IA. Analisamos casos de uso da tecnologia ao longo da cadeia de valor da Danone, vislumbrando o impacto transformador dessa tecnologia em nossos negócios”, conta Leonardo Sotocorno, diretor de IT & Data da Danone Brasil.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo