book_icon

Adoção de IA está acelerando a modernização de mainframe, diz Kyndryl

Pesquisa revela que 86% dos entrevistados estão adotando rapidamente a IA e a IA generativa para acelerar suas iniciativas de modernização de mainframe

Adoção de IA está acelerando a modernização de mainframe, diz Kyndryl

A Kyndryl, provedora global de serviços de infraestrutura de TI, divulgou os resultados de sua segunda Pesquisa Anual sobre o Estado da Modernização do Mainframe, afirmando que 2024 é o ano da adoção da Inteligência Artificial (IA) no mainframe. A pesquisa também reafirmou que, embora os projetos de modernização estejam proporcionando benefícios financeiros significativos, muitas organizações continuam enfrentando escassez de habilidades, impedindo a transformação de sistemas complexos e de missão crítica.

À medida que os líderes de negócios enfrentam desafios econômicos, competitivos, tecnológicos e regulatórios, eles buscam cada vez mais transformar e obter novo valor de seu patrimônio de TI, incluindo o mainframe. A pesquisa da Kyndryl entre 500 líderes de negócios e TI revela que 86% dos entrevistados estão adotando rapidamente a IA e a IA generativa para acelerar suas iniciativas de modernização de mainframe. Um terço dos entrevistados indicou que a plataforma se tornou uma base para a execução de cargas de trabalho habilitadas para IA. Além disso, quase metade pretende usar IA generativa para desbloquear e transformar dados críticos de mainframe em insights acionáveis.

A pesquisa também confirmou que muitos entrevistados ainda estão lutando contra a escassez de habilidades, especialmente em novas áreas, como IA generativa, que pode facilitar a transformação do mainframe e ajudar a aliviar a lacuna de habilidades

“Os mainframes continuam a ocupar um papel central no mundo híbrido e estão evoluindo para atender a novos casos de uso, com IA e segurança influenciando cada vez mais os planos de modernização. A Kyndryl está na vanguarda dessa tendência, fornecendo experiência de missão crítica para ajudar os clientes a atingir seus objetivos”, disse Petra Goude, líder de prática global para Core Enterprise e zCloud da Kyndryl. “Ao trabalhar com parceiros em sua jornada de modernização de mainframe e IA, as empresas podem desbloquear novas oportunidades, aumentar a resiliência, mitigar os desafios de habilidades e gerar melhores resultados. Dessa forma, os mainframes podem continuar a prosperar e fornecer um forte valor comercial em ambientes híbridos”, afirmou.

De acordo com os entrevistados da pesquisa, os projetos e padrões de modernização de TI estão gerando resultados comerciais substanciais, incluindo retorno sobre o investimento (ROI) de três dígitos em um ano de 114% a 225% e economia coletiva de US$ 11,9 bilhões anualmente. Quase todas as organizações optaram por uma estratégia de TI híbrida – uma combinação de modernização no mainframe, integração com Nuvem pública/privada e transferência de aplicativos e dados para fora da plataforma. Além disso, 96% dos entrevistados estão migrando algumas cargas de trabalho – em média 36% – para a Nuvem.

Novidade este ano, os entrevistados identificaram a observabilidade em toda a empresa como fundamental para aproveitar efetivamente todos os dados em seu ambiente de TI híbrida. De fato, 92% dos entrevistados indicaram que um único painel é importante para monitorar suas operações, mas 85% afirmaram que acham difícil fazer isso corretamente. O Kyndryl Bridge fornece uma plataforma de integração aberta alimentada por IA que pode resolver esse desafio, ajudando as organizações a obter observabilidade, orquestração e eficiência aprimoradas em todos os seus ambientes de tecnologia.

A pesquisa também confirmou que muitos entrevistados ainda estão lutando contra a escassez de habilidades, especialmente em novas áreas, como IA generativa, que pode facilitar a transformação do mainframe e ajudar a aliviar a lacuna de habilidades. Além disso, as habilidades de segurança estão em alta demanda devido ao aumento dos requisitos de conformidade regulatória, com quase todos os entrevistados sinalizando a segurança como o principal fator que impulsiona as decisões de modernização. Com esse aumento da pressão, a pesquisa revelou que 77% das organizações estão usando provedores externos para entregar projetos de modernização de mainframe.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.