De acordo com o Gartner, existem seis tecnologias que terão benefícios transformacionais dentro de cinco anos para serviços governamentais digitais. Isso inclui experiência digital do funcionário (DEX), assistentes de código de IA, IA generativa (GenAI), IA de design generativo, análise preditiva no governo e análise de estilo de trabalho.
“A prestação de serviços digitalmente continua a ser uma prioridade nos planos de transformação do governo”, disse Daniel Snyder, analista e diretor sênior de KI Leader do Gartner. “Essas tecnologias ajudarão os CIOs do governo a preencher a lacuna entre as metas de inovação digital e a execução dos objetivos estratégicos. Coletivamente, eles serão um elemento crucial para os executivos alinharem a inovação tecnológica aos resultados da missão para acompanhar as crescentes expectativas dos cidadãos”, comentou.
O estudo Hype Cycle for Digital Government Services apresenta tecnologias e práticas inovadoras e emergentes essenciais para que os governos implementem e amadureçam iniciativas de Transformação Digital que, em última análise, levem a melhores resultados de negócios.
Experiência digital do funcionário (DEX)
Até 2027, as equipes multidisciplinares de local de trabalho digital que combinam funções de negócios e tecnologia terão 50% mais chances de fornecer resultados positivos do que aquelas formadas apenas por TI.
As estratégias de DEX usam as melhores práticas de experiência, como personas, mapeamento de jornada e voz do funcionário, para aumentar a destreza digital, atrair e reter talentos valiosos e ajudar os funcionários a entregar resultados de negócios. Uma abordagem holística e coordenada para DEX entre parceiros de TI e não TI pode minimizar o atrito digital, reduzir silos e maximizar a destreza digital e o bem-estar da força de trabalho.
Os trabalhadores que dizem que seu relacionamento com a TI envolve mais do que quebrar ou consertar o suporte têm duas vezes mais chances de recomendar sua organização como um bom lugar para trabalhar.
“Em última análise, uma estratégia DEX capacita os funcionários do governo a adotar novas formas de trabalhar, minimizando o atrito tecnológico, apoiando a adoção significativa, aplicando métricas de uso e desempenho e fazendo ajustes contínuos”, disse Snyder.
Assistentes de código de IA
Os assistentes de código de IA, integrados às ferramentas de desenvolvedor, usam modelos pré-treinados para interagir com desenvolvedores de software por meio de linguagem natural e trechos de código. Eles geram, analisam, depuram, corrigem, refatoram código, criam documentação e traduzem código entre linguagens. Esses assistentes podem ser personalizados para a base de código e documentação específica de uma organização, o que é fundamental para entidades governamentais dos níveis local a federal, dependendo de dados específicos de sua região.
“Os assistentes de código de IA, ao contrário de seus antecessores, aumentam a velocidade do desenvolvedor e agilizam a solução de problemas, explicando e depurando problemas de código”, disse Snyder.
Por causa disso, o Gartner prevê que, até 2028, 75% dos engenheiros de software corporativo usarão assistentes de código de IA, contra menos de 10% no início de 2023.
IA generativa
O foco dos negócios está mudando do entusiasmo em torno dos modelos de base para casos de uso que impulsionam o ROI. Atualmente, a maioria das implementações do GenAI é de baixo risco e interna. Com o rápido progresso das ferramentas de produtividade e práticas de governança de IA, as organizações implantarão o GenAI para casos de uso mais críticos em verticais da indústria e descobertas científicas. A longo prazo, as interfaces de conversação habilitadas para GenAI facilitarão a comercialização de tecnologia, democratizando a IA e outras tecnologias.
IA de design generativo
A IA de design generativo é uma tecnologia que utiliza IA para gerar opções de design de forma autônoma com base em parâmetros e restrições especificados pelo usuário. Essa IA usa algoritmos para iterar rapidamente por meio de inúmeras variações, otimizando projetos para alcançar os melhores resultados possíveis, ao mesmo tempo em que adere a metas predefinidas, que geralmente são um componente-chave dos serviços governamentais, e melhorando a eficiência no processo de design.
A tecnologia já existe como suporte em nível de recurso para designers de experiência do usuário e desenvolvedores de front-end, como sugestões de design inteligente, e fará a transição rápida para o design de produto digital completo e recursos de desenvolvimento de front-end.
Análise preditiva no governo
A análise preditiva no governo explora o aprendizado de máquina, a modelagem e a simulação. Ele usa dados internos e externos para informar o desenvolvimento de políticas públicas, otimizar processos governamentais e melhorar a tomada de decisões em tempo real. O uso responsável e ético da análise preditiva no governo requer cuidado e devida diligência para limitar o impacto dos vieses inerentes a todos os conjuntos de dados.
Decisões rápidas, precisas e seguras são essenciais para os resultados em todos os ramos do governo. As abordagens preditivas permitem que as consequências das decisões sejam consideradas com antecedência e permitem que os planos sejam adaptados com precisão, conforme necessário. Isso oferece melhores resultados com menor risco do que uma abordagem reativa. Para manter a confiança do público e garantir a responsabilidade, ele deve ser implantado de forma transparente.
Análise de estilo de trabalho
Até 2027, os líderes de TI que alinharem os investimentos no local de trabalho digital com os níveis atuais e desejados de maturidade e ambições digitais gerais reduzirão o desperdício associado a atividades prematuras e inadequadas em 50%.
A análise de estilo de trabalho (WSA) é uma disciplina que sintetiza dados de TI, RH e negócios sobre como os funcionários trabalham para entender e otimizar a complexa relação entre investimentos em tecnologia, experiência do funcionário e resultados de negócios.
Para gerar melhores insights e resultados de negócios e força de trabalho, as organizações devem agregar e analisar dados para entender como os investimentos em tecnologia afetam os funcionários e os resultados dos negócios, pois os orçamentos e os gastos são fundamentais para os serviços governamentais digitais.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
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Infra para Conectividade: competição quente
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