A Twilio, plataforma de engajamento do cliente que proporciona experiências personalizadas e em tempo real, anunciou a disponibilidade global de mensagens RCS (Rich Communication Services) por meio de suas APIs de Programmable Messaging e Verify. O RCS aprimora as mensagens tradicionais ao introduzir a identificação do remetente, com sua logomarca aparecendo diretamente no aplicativo de mensagens padrão dos telefones, garantindo que os clientes possam reconhecer imediatamente quem está lhes enviando essa mensagem e confiar na origem dela. Com esta atualização, as empresas poderão enviar mensagens verificadas que geram confiança e fidelizam os clientes, tudo sem a necessidade de alterações de código.
Especificamente, o Twilio RCS oferece:
Mensagens de marca: o Twilio RCS atualiza automaticamente as mensagens SMS para RCS em dispositivos compatíveis, sem custo adicional, para mensagens básicas de até 160 caracteres. Os recursos incluem a incorporação de logotipos comerciais, slogans, nome comercial, verificação de remetente confiável pelo Google e recibos de leitura. Isso garante que os clientes sempre saibam com quem estão se comunicando, aumentando a confiança e o engajamento – fatores-chave para impulsionar compras repetidas e transações pela primeira vez.
Conteúdo avançado e recursos interativos: as mensagens RCS permitem que as empresas criem experiências atraentes e interativas com botões call to action, carrosséis interativos, compartilhamento de localização e opções de resposta rápida. Esses recursos capacitam os usuários a realizarem ações imediatas dentro da própria mensagem, gerando maiores taxas de engajamento e conversão, ao mesmo tempo que reforçam a autenticidade da marca.
Sem alterações de código: uma das principais vantagens do Twilio RCS é a facilidade de sua implementação. As empresas podem configurar sua marca na mensagem RCS e a verificação do remetente por meio do Twilio Console, permitindo que comecem a enviar comunicações confiáveis sem nenhuma alteração de código. A Twilio também gerencia o registro e a integração com operadoras, verificações de capacidade e fornece ferramentas para garantir que as mensagens sejam entregues por SMS quando o RCS não estiver disponível.
Conforme o cenário atual evolui, é crucial que as empresas construam e mantenham a confiança dos consumidores, especialmente quando estes são inundados com notificações e textos. De acordo com uma pesquisa sobre a preferências dos consumidores de 2024, da Twilio, 75% dos consumidores que receberam uma mensagem de texto com a logomarca do remetente disseram que isso aumentou sua confiança na mensagem, com quase metade (49%) afirmando que confiariam mais nas marcas se um logotipo estivesse presente nas mensagens.
Essa confiança traduz-se em ação: 4 em cada 10 consumidores repetiram a compra com essas marcas e 1 em cada 4 fez uma compra pela primeira vez quando essas marcas utilizaram canais de comunicação confiáveis. O RCS é uma parte fundamental das novas soluções da Twilio, já que permite comunicações confiáveis em todos os canais, incluindo recursos de identificação de chamadas com logomarca e suporte para indicadores da marca para identificação de mensagens (BIMI) em e-mails. O conjunto de APIs da Twilio capacita as empresas a criarem comunicações confiáveis e engajadoras que se destacam em um mercado competitivo e podem gerar ROI.
“Na Twilio, acreditamos que a construção do engajamento com o cliente deve ser o mais simples e seguro possível”, afirma Inbal Shani, Chief Product Officer de Comunicações da Twilio. “O RCS torna isso uma realidade ao oferecer interações mais ricas, maior capacidade de entrega e, o mais importante, construir confiança em sua marca, sem alterar uma única linha de código”, diz.
Para empresas que procuram um canal de comunicação mais dinâmico e interativo, o RCS oferece uma alternativa segura, confiável e aprimorada ao SMS. Embora o SMS continue sendo uma ferramenta vital para muitos casos de uso, o RCS fornece uma plataforma padronizada e rica em recursos que preenche a lacuna entre as mensagens tradicionais e as experiências interativas oferecidas por canais over-the-top (OTT), como o WhatsApp. As comunicações de marca garantem que as empresas possam oferecer experiências engajadoras e contínuas que repercutem nos clientes e construam uma confiança duradoura.
“De acordo com um estudo recente da Futurum Research, as empresas que utilizam RCS experimentaram um aumento de 32% no engajamento do cliente e nas taxas de conversão em comparação com o SMS tradicional. Faz sentido focar em soluções RCS para ajudar a gerar valor para seus clientes”, afirma Paul Nashawaty, líder da prática de Desenvolvimento e Modernização de Aplicativos da Futurum. “Isso provavelmente se deve à capacidade do RCS de fornecer conteúdo mais rico e interativo, como imagens, vídeos e botões, que podem aprimorar a experiência do cliente e gerar maior ROI”, finaliza.
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Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
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