A ascensão da Inteligência Artificial (IA) está mudando a forma como as empresas gerenciam suas Cadeias de Suprimentos, sendo essencial para a transformação inovadora da operação logística.
Um estudo recente do The Economist revelou que a IA está ajudando empresas a tomar decisões mais rápidas, inteligentes e enxutas devido ao impacto econômico impressionante que teve em comparação a qualquer outra aplicação de tecnologia.
A IA está afetando atualmente um número maior de empresas, que estão buscando maneiras de usar o aprendizado de máquina para melhorar a execução de suas fábricas e depósitos.
Velocidade na tomada de decisões, redução do tempo de ciclo, eficiência operacional e melhoria contínua se tornaram as forças motrizes por trás de uma nova era na logística da Cadeia de Suprimentos.
A seguir, listo cinco mudanças fundamentais ocasionadas pelo impacto da IA no setor de logística:
Abordagem proativa
Tradicionalmente, as Cadeias de Suprimentos têm sido reativas, respondendo a interrupções conforme elas ocorrem. A IA permite uma abordagem proativa ao antecipar problemas potenciais e tomar medidas preventivas.
Melhores tomadas de decisões
A IA capacita a tomada de decisão baseada em Dados. Ao analisar grandes quantidades de informações, a IA fornece insights que um analista pode não perceber, levando a escolhas mais informadas e otimizadas.
Automação
Outra vantagem da IA refere-se à automação de tarefas repetitivas em toda a Cadeia de Suprimentos, reduzindo erros humanos e liberando pessoal para focar em atividades de nível mais alto. Isso pode incluir robôs de depósito, planejamento automatizado de rotas e chatbots com tecnologia de IA para atendimento ao cliente.
Maior visibilidade
As plataformas de IA também podem conectar diferentes partes da Cadeia de Suprimentos, fornecendo visibilidade em tempo real e permitindo melhor colaboração entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas.
Customização
Por fim, a IA pode ser usada para personalizar e customizar a Cadeia de Suprimentos para atender às demandas específicas do cliente. Isso permite tempos de resposta mais rápidos para tendências de mercado em mudança e preferências do cliente.
Com a revolução que a IA está trazendo ao mercado de Supply Chain, as empresas precisam estar preparadas para seguir em direção a um futuro de maior eficiência, melhor tomada de decisão e excelência operacional.
É, portanto, mais do que necessário investir em IA e outras tecnologias digitais. Quem não fizer a lição de casa, vai ficar para trás. E lá na frente, o preço para correr atrás do prejuízo, literalmente, sairá muito caro.
Por Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo