Muitas empresas com cadeias de suprimentos complexas estão desenvolvendo sistemas de análise especializados em conjunto com fornecedores que lhes permitem adaptar-se rapidamente às condições dinâmicas do mercado, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório global de serviços de análise especializada ISG Provider Lens de 2024 para o setor da cadeia de suprimentos conclui que as organizações estão investindo em tecnologias para aproveitar os dados corporativos e do ecossistema para uma melhor tomada de decisão. A pandemia de Covid-19 expôs a fragilidade das cadeias de suprimentos globais, então as empresas estão explorando como os dados e análises podem tornar os sistemas mais resilientes e sustentáveis.
“As empresas não podem mais considerar as cadeias de suprimentos garantidas”, disse Bob Krohn, sócio de Manufatura da ISG. “Ao implementar novas tecnologias com os provedores, eles estão alcançando a visibilidade de ponta a ponta de que precisam para se manterem à frente das mudanças”, completou.
As empresas podem resolver muitos problemas da cadeia de suprimentos com análises avançadas baseadas em uma base sólida de dados, diz o relatório. Depois que as empresas integram dados internos e externos e removem erros, as plataformas de análise se tornam poderosos sistemas de suporte à decisão que podem gerar sugestões para otimizar as operações. Eles também podem ajudar as empresas a calcular riscos e planejar como gerenciar possíveis interrupções.
A IA geralmente está no centro dessas soluções, e provedores e empresas estão começando a aplicar a IA generativa (GenAI) a muitos casos de uso, diz o ISG. Em centros de comando integrados da cadeia de suprimentos, o GenAI pode melhorar a previsão de demanda, o planejamento de capacidade e o rastreamento de pedidos. Combinado com visão computacional e IoT, o GenAI pode permitir que as empresas introduzam automação em toda a cadeia de suprimentos, fazendo o melhor uso de uma equipe limitada.
Com ferramentas de análise mais especializadas, as empresas encontraram novos casos de uso, diz o relatório. Os dados integrados permitem que eles avaliem fornecedores específicos para garantir a continuidade da cadeia de suprimentos. Gêmeos digitais que simulam ativos e processos físicos estão ajudando as empresas a prever resultados e tomar melhores decisões. Os sistemas de análise aprimorados simplificam a distribuição, permitindo o atendimento pontual de pedidos. Eles também apoiam a conformidade com as regras de relatórios ESG que exigem a compreensão de toda a cadeia de suprimentos.
As empresas que buscam provedores de análise especializados geralmente procuram um histórico de entrega rápida de valor comercial, diz o ISG. Eles geralmente escolhem fornecedores que empregam componentes reutilizáveis, chamados aceleradores, que refletem a experiência no setor do cliente. As empresas aproveitam ao máximo as plataformas de análise personalizadas quando possuem a propriedade intelectual desenvolvida em conjunto com o provedor.
“As plataformas de análise prontas para uso podem resolver alguns problemas comuns, mas a supervisão e o controle de uma cadeia de suprimentos complexa exigem uma solução personalizada”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Os principais fornecedores colaboram com os clientes para construir sistemas que podem evoluir e fornecer resultados ao longo do tempo”, comentou.
O relatório também explora outras tendências de análise da cadeia de suprimentos, incluindo o aumento dos custos operacionais e a demanda por desenvolvimento de talentos nas empresas.
O relatório global de Serviços de Análise Especializada ISG Provider Lens de 2024 para o setor de cadeia de suprimentos avalia as capacidades de 17 provedores em um quadrante: Cadeia de Suprimentos.
O relatório nomeia Fractal Analytics, HARMAN Digital Transformation Solutions, LatentView Analytics, MathCo, Sigmoid, Tiger Analytics e Tredence como líderes no quadrante.
Além disso, a Innover Digital é nomeada como uma estrela em ascensão – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – no quadrante.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo