As remessas mundiais de smartphones devem crescer 5,8% ano a ano em 2024, para 1,23 bilhão de unidades, de acordo com o estudo Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC. O crescimento de 12% no primeiro trimestre, seguido por um crescimento de 9% no último trimestre, trouxe maior otimismo sobre como 2024 se desenrolará no segundo semestre do ano. Os smartphones Android acessíveis continuam a crescer rapidamente nos mercados emergentes, saindo de dois anos difíceis, enquanto os mercados premium estão começando a adotar os smartphones GenAI, gerando entusiasmo e interesse renovado no setor.
“A previsão melhorada para 2024 cimenta o caminho para a recuperação do mercado de smartphones, impulsionado por um crescimento mais forte para dispositivos Android na China e nos mercados emergentes”, disse Nabila Popal, diretora sênior de Pesquisa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC. “O crescimento resultante do Android este ano será nove vezes mais rápido, com 7,1%, do que o iOS, com 0,8%. O crescimento mais fraco da Apple é resultado do aumento da concorrência na China, mas também de um ano-base de comparação mais alto. No entanto, há uma vantagem potencial na previsão do iOS, dependendo de quão bem os casos de uso demonstrados do GenAI se desenrolam no próximo lançamento do iPhone 16 e em quanto tempo a Apple pode estabelecer parcerias locais de IA na China. A IDC espera que a trajetória do iOS melhore em 2025, com um crescimento de 4% ano a ano, graças ao Apple Intelligence, que já está criando muita empolgação e deve ganhar impulso no próximo ano e incentivar atualizações mais rápidas”, explicou.
“Embora os smartphones GenAI sejam relativamente novos no mercado, os carros-chefe premium continuarão a adotar os recursos do GenAI para ajudar a separá-los do pacote”, disse Anthony Scarsella, diretor de Pesquisa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC. “A IDC espera um crescimento robusto de 344% para os smartphones GenAI, capturando 18% do mercado total até o final de 2024, já que a maioria dos carros-chefe adotará alguns recursos GenAI no dispositivo. No entanto, os dispositivos compatíveis com GenAI não serão baratos inicialmente, pois o preço médio de venda desses smartphones GenAI será mais que o dobro do custo de dispositivos não compatíveis com GenAI, impulsionando ainda mais a tendência de elitização com dispositivos premium”, finalizou.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo