A incorporação de iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) por grandes fabricantes não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Ao focar em práticas sustentáveis, as empresas podem reduzir seu impacto ambiental, contribuir para o desenvolvimento social e garantir uma governança sólida. A Adata, empresa global de soluções de armazenamento e componentes para PC, tem se destacado não apenas pela inovação tecnológica, mas também pelo firme compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A marca se empenha em promover práticas ecológicas, reduzir o impacto ambiental e fomentar a educação e o desenvolvimento tecnológico por meio de diversas iniciativas.
Na Computex (Taiwan) deste ano – uma das maiores feiras de tecnologia do mundo -, a fabricante destacou a sustentabilidade e a inovação como categorias principais, apresentando diversos produtos de alto desempenho de soluções inovadoras e abrangentes de arrefecimento, além de uma gama completa de produtos de armazenamento ecológicos feitos de materiais reciclados.
O módulo de memória XPG Lancer Neon RGB DDR5, apresentado durante a feira, emprega tecnologia de revestimento de resfriamento no PCB e utiliza um dissipador de calor composto 50% por materiais PCR (resina reciclada após o uso do consumidor) com um processo IMR (transferência no molde) ecológico, tornando-se o primeiro módulo de memória RGB ecológico disponível.
Destaca-se também o case EC600 de 2,5 polegadas para HDD/SSD, da qual 85% é constituída por plástico reciclado, reduzindo as emissões em 74%. O disco de 2,5 polegadas no interior da estrutura ganha uma nova vida, prolongando o ciclo de vida do produto.
“A adoção de práticas ESG é fundamental para moldar um futuro mais sustentável e justo. Na Adata, estamos comprometidos em liderar pelo exemplo, integrando a sustentabilidade em nosso processo de inovação tecnológica. Durante a Computex deste ano, tivemos a oportunidade de destacar como nossos produtos não apenas elevam o desempenho, mas também reduzem o impacto ambiental. Continuaremos a buscar soluções que alinhem alta performance com responsabilidade ambiental e social, contribuindo para um mundo melhor”, afirma Thiago Tieri, gerente de Marketing da Adata no Brasil.
Ações sustentáveis
À medida que os fenômenos climáticos extremos e a extinção de espécies se intensificam, a Adata acredita que as empresas devem exercer maior influência e investir na proteção do meio ambiente. A marca se esforça para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS 12 a ODS 15) por meio de suas ações. Desde 2023, a empresa não apenas adotou praias para proteger a ecologia marinha, mas também colaborou com Keelung, Taipei, Nova Taipei e Taoyuan, em Taiwan, para realizar limpeza costeira, promover a reciclagem de resíduos marinhos e impulsionar o desenvolvimento de uma economia circular.
Além disso, em 2024, a fabricante lançou um plano global de reflorestamento, assinando o plano de adoção do “Cinturão de Conservação de Zonas Úmidas Costeiras de Taichung” em parceria com a Agência de Conservação Florestal e da Natureza de Taichung, para construir uma forte barreira para a costa de Taiwan.
A Adata também fez parceria com a maior organização ESG do mundo, a “One Tree Planted,” no 23º aniversário da marca. O objetivo é plantar 5 mil árvores em cinco continentes ao redor do mundo, incluindo na floresta amazônica e em áreas que necessitam de restauração de espécies animais e vegetais. Além disso, lançou a campanha “Ações Verdes” online, para apoiar a restauração florestal, conservar recursos naturais e proteger a biodiversidade, envolvendo mais de 10 mil participantes.
Promovendo a educação sustentável e fortalecendo o desenvolvimento diversificado
A Adata acredita que as pessoas são a ponte entre as corporações e a sociedade. Em resposta aos ODS 4,5 e 10, a fabricante utiliza a educação interdisciplinar como uma medida central para cultivar talentos futuros e alcançar a educação sustentável para crianças.
Desde 2018, realiza anualmente o “Concurso Global de Arte de Pais e Filhos ADATA”, promovendo competições globais online para permitir que as crianças expressem sua criatividade. Em Taiwan, a Adata lançou atividades presenciais de pintura e fotografia para cultivar o pensamento criativo nas crianças. Por meio da integração entre disciplinas, as crianças expandem suas habilidades cognitivas além de uma única matéria, o que é essencial para seu desenvolvimento criativo.
A Adata também estabeleceu o “Fundo Beija-Flor” em 2022, para patrocinar equipamentos esportivos para crianças rurais ao redor do mundo, implementando sua visão original de revitalizar os esportes, equilibrar recursos urbanos e rurais e promover o bem-estar social.
Vale ressaltar as parcerias com grupos de bem-estar público ao redor do mundo, incluindo na China e nos Estados Unidos, para promover projetos ao longo dos eixos de “esportes” e “arte.” A empresa espera contribuir para o desenvolvimento de talentos saudáveis em todo o mundo e já transformou o futuro de quase 2 mil crianças até agora.
Cultivando talentos em Stem
Com o rápido desenvolvimento da IA ao redor do mundo, o treinamento de talentos científicos e tecnológicos tornou-se essencial. A Adata investe a longo prazo na formação de talentos e participa ativamente de vários programas educacionais. A fabricante firmou parceria com a Pacific American School para participar do “2023 VEX Robotics Asia Open Signature Event” e estimular o interesse dos estudantes nas áreas de Stem – ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
A Adata também lançou o projeto “Mulheres na Tecnologia”. A presidente Shalley Chen participou de um fórum para compartilhar a importância do poder feminino na tecnologia, aplicada ao desenvolvimento sustentável das corporações e às vantagens de pensar além dos marcos estabelecidos. Para estabelecer uma base firme na formação de talentos diversos na indústria, a fabricante fez parceria com a Micron em resposta ao ODS 17 para fortalecer a cooperação nos campos de ciência, tecnologia e inovação, compartilhar a aplicação prática de tecnologia em campi de ensino médio, incentivar meninas do ensino médio a explorar carreiras em STEM, quebrar barreiras para mulheres na ciência e tecnologia e injetar energia diversificada e visionária na inovação, inteligência e bem-estar do mundo.
Rumo a emissões líquidas zero, redução de carbono e vida verde
Para alcançar emissões líquidas zero até 2050, a ADATA continua a introduzir soluções de economia de energia e redução de carbono, sendo premiada com o Prêmio de Bronze no “2023 National Enterprise Environmental Protection Award”, a maior honra ambiental de Taiwan, que demonstra o reconhecimento pelo profundo compromisso da marca com a proteção ambiental e sua promoção ativa.
A nova sede da Adata em Taipei obteve múltiplas certificações de edifícios verdes, demonstrando o compromisso da empresa com a proteção ambiental. Equipamentos de geração de energia solar foram instalados na área de produção da fábrica da empresa em Suzhou, China; e a proporção de energia renovável utilizada está aumentando gradualmente. A Adata lançou “Produtos de Conceito de Armazenamento Verde”, que utilizam materiais PCR (Reciclados Pós-Consumo) e embalagens certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council), reduzindo as emissões de carbono em até 48%. A fabricante também lançou o “primeiro triciclo elétrico comercial de Taiwan” para desenvolver logística verde com “emissões zero.”
Ações no Brasil
O “Adata Global Hummingbird Fund” amplia suas ações sociais globalmente. No Brasil, a mais recente ação foi a doação de skates e conjuntos com equipamentos de proteção para crianças moradoras de comunidades.
“Foi muito gratificante possibilitar essa ação e proporcionar mais alegria às crianças. Além disso, reforçamos nossos ideais com ênfase em esportes, artes e educação tecnológica, atendendo ativamente às necessidades de organizações de caridade locais e comunidades carentes. Estamos espalhando o espírito de sustentabilidade da marca em todo o mundo e exercendo uma influência positiva como uma marca líder global”, finaliza Tieri.
Outra iniciativa da Adata para colaborar com a conservação da vida selvagem, de 20 de agosto a 10 de setembro, os consumidores poderão participar do “Guardião da Terra”, projeto que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a biodiversidade do planeta.
O participante poderá criar cartões de sustentabilidade personalizados e concorrer a prêmios como Apple Watch, Kindle, SSD externo e entre outros. Para cada mensagem recebida, a ADATA doará USD 1 para a Taiwan WildOne Wildlife Conservation Association e o Pingtung Rescue Center.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo