A Intel anunciou a expansão de sua família de processadores para workstation Xeon com os novos processadores para workstation desktop Intel Xeon W-3500 e Intel Xeon W-2500. Liderado pelo processador Intel Xeon w9-3595X de 60 núcleos, os processadores de estação de trabalho mais avançados da Intel entrega o poder de computação e a confiabilidade nos quais criadores, pesquisadores, engenheiros e desenvolvedores de software profissionais confiam para mudar o mundo todos os dias.
“Por quase 20 anos, a arquitetura Intel tem sido a estação de trabalho preferida de desenvolvedores de software, cientistas, criativos e engenheiros – qualquer melhoria que fizermos na plataforma acelera sua capacidade de mudar o mundo. Hoje, estamos entusiasmados em lançar nossos mais recentes produtos de estação de trabalho, os processadores Intel Xeon W-3500 e Intel Xeon W-2500, para atender às exigentes necessidades de computação de inovadores profissionais em todo o mundo”, disse Roger Chandler, vice-presidente e gerente-geral da Intel Enthusiast PC and Workstation Solutions, Client Computing Group.
Os processadores Xeon W-3500 e Xeon W-2500 expandem a pilha de produtos de workstation especializados e convencionais da Intel para atender às crescentes demandas de computação de inovadores profissionais. Particularmente com as demandas de IA e aprendizado de máquina disparando nos últimos anos, os mais recentes processadores de desktop de estação de trabalho especializados e convencionais da Intel são construídos para o desenvolvimento de IA – enquanto ainda fornecem à plataforma recursos de expansão e estabilidade sólida que os profissionais precisam de seus sistemas de estação de trabalho.
A nova pilha de processadores Xeon W-3500 fornece até 60 núcleos de desempenho e 120 threads de poder de computação, adicionando de quatro a oito núcleos a mais do que a linha W-3400 equivalente e oferecendo desempenho multithread até 10% maior de geração em geração. A pilha de processadores Xeon W-2500 traz até 26 núcleos de desempenho e 52 threads – adicionando mais dois núcleos em toda a pilha em comparação com a linha W-2400 e fornecendo desempenho multithread até 11% maior de geração em geração3. Como bônus, as famílias de produtos Xeon W-3500 e Xeon W-2500 oferecem melhorias geracionais, mantendo muitos preços existentes em toda a pilha.
Outros recursos da plataforma incluem:
– Frequência turbo de até 4,8 gigahertz (GHz) nos processadores de estação de trabalho W-3500 e W-2500.
– Até 112,5 megabytes (MB) (w9-3595X) e 48,75 MB (w7-2595X) de cache L3 para melhor desempenho e gerenciamento de dados – acima dos 105 MB e 45 MB da geração anterior, respectivamente.
– Oito canais de suporte de memória DDR5 RDIMM (até 4.800 megatransferências por segundo) permitem até 4 terabytes (TB) de capacidade de memória para grandes conjuntos de dados e cargas de trabalho com uso intensivo de memória.
– Suporte contínuo para memória ECC e tecnologias RAS que melhoram a integridade de dados críticos e a confiabilidade do sistema.
– Até 112 pistas PCIe Gen 5.0 de CPU em processadores Xeon W-3500 e até 64 CPUs PCIe Gen 5.0 em processadores Xeon W-2500 para várias GPUs, SSDs e placas de rede.
– O suporte Intel Deep Learning Boost (AMX, Bfloat16) e AVX-512 de 3ª geração permite treinamento e inferência aprimorados de inteligência artificial – desempenho até 26% mais rápido em cargas de trabalho cruciais de ciência de dados e desenvolvimento de IA4.
– Intel Wi-Fi 6E integrado para a conectividade de rede mais recente.
– Suporte contínuo a overclocking para processadores desbloqueados – incluindo recursos de overclocking de memória DDR5 XMP 3.0 RDIMM.
– Tecnologias Intel vPro Enterprise para recursos de segurança aprimorados por hardware, controle de versão de firmware e capacidade de gerenciamento remoto, permitindo fácil implantação do sistema no ambiente corporativo.
Os processadores de estação de trabalho Xeon W-3500 e Xeon W-2500 estarão disponíveis para pedidos a partir de 28 de agosto de 2024 para parceiros do setor, incluindo HP, Dell e Lenovo, com disponibilidade do sistema a partir de setembro.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo