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A IA generativa traz grandes oportunidades para integradores, afirma IDC

Não está claro para as empresas hoje como ela integra uma plataforma de GenAI com outros sistemas internos, cabe aos Canais assumir um papel de liderança e mostrar como isso pode ser feito

A IA generativa traz grandes oportunidades para integradores, afirma IDC

A IDC Brasil realizou na terça-feira (27/8) em São Paulo o evento IDC Artificial Intelligence Brasil, que reuniu CIOs e CTOs de empresas usuárias de tecnologia. A IDC prevê que este ano, 32% das receitas das empresas virão de produtos e serviços digitais, e este número poderá atingir 48% até 2028. A Inteligência Artificial (IA) será crucial nesta transformação econômica

“A Inteligência Artificial não é algo novo, mas a IA generativa (GenAI) vem gerando um burburinho desde o final de 2022 até agora, trazendo a questão da IA de volta à agenda e a possibilidade de novos casos de uso baseados nos LLMs para habilitar certas funções que antes estavam limitadas a aplicativos muito específicos e que hoje podem ser muito mais flexíveis se conectados a outros elementos, fazendo algo inovador baseado em linguagem natural e também em imagens, vídeos e sons”, explicou Luciano Ramos, country manager da IDC Brasil.

Os gastos mundiais com inteligência artificial (IA), incluindo aplicativos habilitados para IA, infraestrutura e serviços relacionados de TI e negócios, mais que dobrarão até 2028, quando deverão atingir US$ 632 bilhões

Olhando para as prioridades das empresas, uma pesquisa que a IDC fez com empresas de médio e grande porte mostrou as cinco principais estratégias de investimentos em TI. O tema de produtividade está muito forte nesta agenda (48%), as empresas têm o aumento da produtividade como um mantra. Criar ou aprimorar produtos e serviços é o objetivo para 31% das empresas, enquanto 30% falaram em ajustar o mix entre o físico e o digital, criando experiência integradas. Também 30% falaram em melhorar a retenção e aquisição de clientes e 28% disseram que querem gerar novas fontes de receitas.

Sobre o impacto da IA nos negócios, 47% disseram que vão usar IA para gestão da infraestrutura de TI, 45% vão usar em suporte técnico, 44% em atendimento aos clientes e 40% em marketing e Relações Públicas.

De acordo com Ramos, os gastos com GenAI para a América Latina este ano devem girar em torno de US$ 600 milhões. “Neste momento, vemos que os gastos estão concentrados em serviços – as empresas estão buscando o apoio de parceiros de consultoria para entender como funciona uma solução e como integrá-la com outras. Este é o principal desafio no momento: como fazer a GenAI conversar com a IA que eu já tenho ou com o meu workflow. Os provedores de serviços estão sendo muito valiosos neste ponto para ajudar a costurar esses elementos todos”, contou Ramos. “O segundo maior gasto está na parte de software, plataformas de dados e IA, tanto on-premises quanto na Nuvem. A parte de infraestrutura tem uma fatia importante, mas está muito diluída no consumo de Nuvem. Em uma visão geral, seriam de 15% a 20% dos gastos em infraestrutura, 40% a 50% serviços e o restante softwares”, explicou Ramos.

Em sua opinião, existe uma oportunidade grande para os canais, integradores e prestadores de serviços, que é ser a cabeça para conectar as diferentes soluções. “Não está claro para as empresas hoje como ela integra uma plataforma de GenAI com o sistema de gestão de pedidos, por exemplo, atendimento ao cliente ou com sua plataforma de dados. O principal papel que os provedores de serviços deveriam buscar é ser esse líder, mostrar para as organizações todos os elementos que ela precisa e como ter uma solução completa. Casos em produção de GenAI ainda são relativamente poucos, menos de 20% das empresas estão fazendo alguma coisa de fato com IA generativa. Já a IA de forma geral, mais de 80% das empresas já utilizam”, observou.

Estudo global

Os gastos mundiais com inteligência artificial (IA), incluindo aplicativos habilitados para IA, infraestrutura e serviços relacionados de TI e negócios, mais que dobrarão até 2028, quando deverão atingir US$ 632 bilhões, de acordo com uma nova previsão do Guia Mundial de Gastos com IA e IA Generativa da IDC. A rápida incorporação da IA, e da IA generativa em particular, em uma ampla gama de produtos resultará em uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 29% durante o período de previsão de 2024-2028.

Embora o GenAI tenha capturado a atenção do mundo nos últimos 18 meses, os gastos com soluções GenAI serão menores do que o total combinado de todos os outros aplicativos de IA, como aprendizado de máquina, aprendizado profundo e reconhecimento automático de fala e processamento de linguagem natural. No entanto, o rápido crescimento dos investimentos em GenAI permitirá que a categoria supere o mercado geral de IA com um CAGR de cinco anos de 59,2%. Até o final da previsão, a IDC espera que os gastos com GenAI cheguem a US$ 202 bilhões, representando 32% dos gastos gerais com IA.

 

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