A IDC Brasil realizou na terça-feira (27/8) em São Paulo o evento IDC Artificial Intelligence Brasil, que reuniu CIOs e CTOs de empresas usuárias de tecnologia. A IDC prevê que este ano, 32% das receitas das empresas virão de produtos e serviços digitais, e este número poderá atingir 48% até 2028. A Inteligência Artificial (IA) será crucial nesta transformação econômica
“A Inteligência Artificial não é algo novo, mas a IA generativa (GenAI) vem gerando um burburinho desde o final de 2022 até agora, trazendo a questão da IA de volta à agenda e a possibilidade de novos casos de uso baseados nos LLMs para habilitar certas funções que antes estavam limitadas a aplicativos muito específicos e que hoje podem ser muito mais flexíveis se conectados a outros elementos, fazendo algo inovador baseado em linguagem natural e também em imagens, vídeos e sons”, explicou Luciano Ramos, country manager da IDC Brasil.
Olhando para as prioridades das empresas, uma pesquisa que a IDC fez com empresas de médio e grande porte mostrou as cinco principais estratégias de investimentos em TI. O tema de produtividade está muito forte nesta agenda (48%), as empresas têm o aumento da produtividade como um mantra. Criar ou aprimorar produtos e serviços é o objetivo para 31% das empresas, enquanto 30% falaram em ajustar o mix entre o físico e o digital, criando experiência integradas. Também 30% falaram em melhorar a retenção e aquisição de clientes e 28% disseram que querem gerar novas fontes de receitas.
Sobre o impacto da IA nos negócios, 47% disseram que vão usar IA para gestão da infraestrutura de TI, 45% vão usar em suporte técnico, 44% em atendimento aos clientes e 40% em marketing e Relações Públicas.
De acordo com Ramos, os gastos com GenAI para a América Latina este ano devem girar em torno de US$ 600 milhões. “Neste momento, vemos que os gastos estão concentrados em serviços – as empresas estão buscando o apoio de parceiros de consultoria para entender como funciona uma solução e como integrá-la com outras. Este é o principal desafio no momento: como fazer a GenAI conversar com a IA que eu já tenho ou com o meu workflow. Os provedores de serviços estão sendo muito valiosos neste ponto para ajudar a costurar esses elementos todos”, contou Ramos. “O segundo maior gasto está na parte de software, plataformas de dados e IA, tanto on-premises quanto na Nuvem. A parte de infraestrutura tem uma fatia importante, mas está muito diluída no consumo de Nuvem. Em uma visão geral, seriam de 15% a 20% dos gastos em infraestrutura, 40% a 50% serviços e o restante softwares”, explicou Ramos.
Em sua opinião, existe uma oportunidade grande para os canais, integradores e prestadores de serviços, que é ser a cabeça para conectar as diferentes soluções. “Não está claro para as empresas hoje como ela integra uma plataforma de GenAI com o sistema de gestão de pedidos, por exemplo, atendimento ao cliente ou com sua plataforma de dados. O principal papel que os provedores de serviços deveriam buscar é ser esse líder, mostrar para as organizações todos os elementos que ela precisa e como ter uma solução completa. Casos em produção de GenAI ainda são relativamente poucos, menos de 20% das empresas estão fazendo alguma coisa de fato com IA generativa. Já a IA de forma geral, mais de 80% das empresas já utilizam”, observou.
Estudo global
Os gastos mundiais com inteligência artificial (IA), incluindo aplicativos habilitados para IA, infraestrutura e serviços relacionados de TI e negócios, mais que dobrarão até 2028, quando deverão atingir US$ 632 bilhões, de acordo com uma nova previsão do Guia Mundial de Gastos com IA e IA Generativa da IDC. A rápida incorporação da IA, e da IA generativa em particular, em uma ampla gama de produtos resultará em uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 29% durante o período de previsão de 2024-2028.
Embora o GenAI tenha capturado a atenção do mundo nos últimos 18 meses, os gastos com soluções GenAI serão menores do que o total combinado de todos os outros aplicativos de IA, como aprendizado de máquina, aprendizado profundo e reconhecimento automático de fala e processamento de linguagem natural. No entanto, o rápido crescimento dos investimentos em GenAI permitirá que a categoria supere o mercado geral de IA com um CAGR de cinco anos de 59,2%. Até o final da previsão, a IDC espera que os gastos com GenAI cheguem a US$ 202 bilhões, representando 32% dos gastos gerais com IA.
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